Conversas no futuro sobre o hoje.

Trata-se de um futuro diálogo entre uma filha adolescente e o seu pai, que havia tido a coragem de votar no candidato da extrema direita pela segunda vez nesse país tão sofrido e desigual. E, no pesadelo escabroso e desesperador, o tal candidato havia ganho as eleições presidenciais de 2022.

- Papai, que saudades!

Abraços apertados. - Como foi legal passar as férias na casa da titia.

- Gostou, filha?

- Muito legal mesmo, papai. Eu nunca vi tantos livros na minha vida. Papai, tem livro prá todo lado, revistas antigas, fotografias, cartas, cartões de gente importante. A titia me deixou ver tudo, me deixou ler à vontade. E eu perguntava muitas coisas. Aprendi como se faz pesquisa. Adorei minhas férias, papai. Foi muito massa.

- Que bom, filha. Vai querer voltar mais vezes?

- Se pudesse eu já ficaria por lá.

- Gostou mesmo, hein, filha! O que de interessante você fez?

- Acabei de falar, pai. Você não prestou atenção?

- Prestei, mas só isso?

-Nossa, pai! Foi muito construtivo. Nunca aprendi tanto. A tia é questionadora, não deixa passar nada. Tem livros na biblioteca, no quarto, na sala... O tio também lê muito. Tem uma biblioteca só dele, mas ele é mais quieto. Agora que acabou de vez a verba prá educação, eu vou ter que aprender a estudar em casa sozinha. É o homeschoolling.

- É de comer, filha?

- Não, né pai. É que aquele homem que você votou acabou de vez com as escolas , as universidades. Os resultados estão aí. Ele deixou os filhos dele no poder depois e continuaram fazendo a mesma coisa, sempre com muito sadismo. Eu fiquei sabendo que aquele cara que você escolheu para a presidência gastava o dinheiro público comprando deputado, senador, uma galera de um tal de centrão. Comprava um montão de um tal de viagra com o dinheiro do povo prá deixar o piu piu dos amiguinhos mais durinho e uma tal de prótese prá deixar o piu piu maiorzinho. Resolveu comprar imóveis que não acabava mais, viajava com um montão de gente só prá aparecer...

- Já sei: essa tua tia é muito esquisita mesmo prá te falar essas coisas. Não tinha nada que te contar isso.

- Mas eu vi que era verdade, pai. Ela me mostrou num monte de jornais, entrou na internet várias vezes e eu vi que era isso mesmo. Fiquei super assustada.

- Tá. Mas é de comer aquele negócio aí que você falou?

- Homeschoolling??? Não, né pai. É o estudo em casa. Não precisa mais ir prá escola. Até porque não tem mesmo. Os pais têm que ensinar os filhos em casa. Aí o governo não precisa pagar e nem gastar para formar professor, dá prá estudar bem pouquinho... uma pechincha. Pai, agora que eu passei a gostar de aprender, quero saber tudo. Me ensina?

- Lógico.

- Vamos lá: Por que existiu o crack da bolsa?

- Quem foi o babaca que colocou crack na bolsa??? Isso não é assunto prá você. Eu já te falei que eu não quero você falando essas coisas. Quem usa crack não tem Jesus no coração. E ainda guarda na bolsa prá usar depois... ora essa!

- Pai, faz muito tempos isso. Era um negócio de crise de superprodução nos Estados Unidos. Foi depois da guerra.

- Ah! Esse negócio de guerra eu não sei direito.

- Por que houve escravidão negra no Brasil por mais de 3 séculos?

- Opa, essa é fácil. Índio era tudo vagabundo, milha filha. Ficavam tudo ali, no meio do mato, coçando o saco esperando a morte chegar. Viu só??? Tirei de letra.

- Pai, o que é isso?

- Claro que é. Todo mundo sabe. Por isso mesmo o meu mito deixou queimar a Amazônia. Só tem uns peladão lá que não servem prá nada. Sai o peladão e entra a produção de soja. Quer melhor que isso?

- Tá bom, Pai. É melhor deixar assim. Eu vi lá na casa da tia uma tabela bem colorida. A tia disse que chama tabela periódica. Achei bem legal. Ela estuda até Homeopatia com a tabela na mão. Vi que existe um montão de elementos: tem alcalino, alcalino terroso, gás nobre. Eu gostei de um nome que apareceu ali: lantanídeos. O que é isso?

- Eu acho que a tua tia bebe... Prá que isso?????? Lanta... lanta... o quê?

- Deixa prá lá, pai. Eu quero aprender mais a matemática: tem a hipotenusa. O quadrado dela é igual à soma dos quadrados dos catetos. Como vou aplicar isso?

- Acho que a hipotenusa devia ser uma metida a gostosona que precisava de dois namorados, os catetos, porque um só era muito pouco. Só pode ser coisa de petralha ! Tudo umas assanhadas, querendo se mostrar! Você não pode ouvir essas coisas indecentes, menina! E tem mais: Esse povo da matemática sempre foi muito esquisitão. Tudo uns comunas lá da Turquia.

- Ateniense, papai. Era o Pitágoras que falava assim.

- Então, turco, ateniense, tudo a mesma coisa.

- Claro que não.

-É sim: tudo igual.

-Calma, papai! Eu só quero aprender mais. Já que não tem escola mesmo, tenho que aprender em casa. Pai, eu queria saber porque o meridiano de Greenwich foi estabelecido na Inglaterra?

- Uai, a rainha gostava disso aí. Vai ver que era isso. Ela ficou 70 anos reinando, não tinha nada o que ficar fazendo além de tomar chá com bolinho. Vai ver que inventou esse negócio aí que você tá falando.

- Papai, como a terra é redonda, porque a Europa aparece no mapa mundi do lado de cima?

- Peraí: lá vem você com essas conversas de petralha de novo. A terra é plana, minha filha. Pronto. Não vamos mais falar dessas coisas. Você voltou muito chata da casa da sua tia.

- Como assim, papai? Quer dizer que, quando é de dia, a terra fica de barriga prá cima e, mais ou menos às 6 da tarde ela começa a se virar e quando está de bunda prá cima é meia noite? É isso?

- Claro que é , né? Dãããããããã.

- Papai, e o Mendel? Ele começou a estudar as ervilhas...

- Taí, outro vagabundo, comunista. Ficar estudando ervilha... Não tem nada que fazer, não, esse safado? Vai se fotografar... Bom, pelo menos, ervilha é verde.

- Naquele tempo não tinha máquina fotográfica, papai.

- Tá. Então deixa quieto.

- Papai, o que é radiação de corpo negro e o efeito fotoelétrico na física quântica? Eu achei esse assunto bem legal.

- Ora essa! Corpo negro é o corpo de um negão, uai. O efeito fotoelétrico é... é... Ô Deise, vem explicar essas coisas prá essa menina enquanto eu ponho ração pro rex.

- Ah, pai, você explica melhor.

- Vai ver que é uma coisa que o negão sente depois de tirar fotografia. Vai ver que ele sente um choque elétrico. É isso: o negão levando choque. Pronto.

- Não deve ser, pai. Parece que tem a ver com partículas subatômicas.

- Então: é isso. Você já sabe.

-Achei legal porque a tia tem até um livro chamado “Jesus Quântico” e um outro chamado “A Física Quântica de Jesus”. Então eu pensei que você soubesse. Você tá sempre dentro da igreja mesmo.

- broooun, breeuunmmm.

-Papai, é verdade mesmo que você votou num candidato que apoiava a tortura e dizia que ele era especialista em matar?

- Mas ele era bem legalzinho. Até foi ao velório da rainha... Ele era pela família.

-Oi?

- É. Ele era pela família.

-Pela família? Qual? Pela família com o pai desempregado, com os filhos sem escola, pela vergonha e pela humilhação de ter que disputar osso prá fazer uma sopa? Cruzes!!! Uma família assim eu não quero não.

- É. Ele era contra o aborto.

- Pai, aquele filho 04, que tem cara de nazistinha, ele quis abortar. Foi a mulher dele que não deixou.

- Deiseeeeee. Corre aqui.

- O Lula tinha um monte de filhos e não quis aborto de ninguém...

- Cooooorre, Deiseeee...

- Pai, sabe o que eu acho? Quer saber mesmo??? Pai, você precisa estudar. Precisa ler muito, conversar com pessoas que pensam, que são inteligentes e acabar com os seus preconceitos. Eu sinto que você só entende o que os seus preconceitos permitem.

-Arghhhh, brreemmm. Guuuuuu. Deiseeeeeeeeeeeeeeeee.

- É sim, pai. Você vai à igreja e olha pro Cristo crucificado e se benze. Não sei o que você fala com Ele. Não imagino e nem estou perguntando. Mas você escolheu prá votar um fulano que exaltava a tortura e dizia que o ideal seria começar matando logo uns 30 mil. Você apoiou um cara que não respeitava ninguém, que dizia que mulher era cadela. Eu sou cadela, pai? A mãe é? A vó é? Se você votou nele é porque pensa igual. Você votou em quem não respeitava o próprio país, que desdenhava das gentes simples, que abortou (abortou sim) o futuro de uma nação, que queria acabar com a ciência e que usava apartamento pago com o dinheiro público para “comer gente”. Ele xingava com ódio e falava no nome de Deus. Recusou a vacina contra uma pandemia violentíssima e que dizimou milhões. Então, milhões de famílias choraram seus mortos. É essa a família a que ele se refere? A família sofrida, com milhares de órfãos? Órfãos pela ignorância e pela maldade sem limites daquele que você ajudou a colocar no poder. Ou será que ele se refere àquelas famílias cujos pais ou mães ou avós e irmãos morreram de câncer pelo corte de verbas que ele fez para garantir um valor gigantesco para o orçamento secreto? São essas as famílias que ele se dizia a favor???? Essas????

Uma amiga da tia foi tomar café na casa dela e disse que sempre teve horror ao Lula. Mas a minha tia explicou: não era horror ao Lula. Era horror à pobreza, às origens pobres que ele teve e ela também. Ela havia passado na infância muitos perrengues e só se alimentava porque tirava comida do mar. Ficou o amargo na memória. Lula chegou lá, ganhou prestígio e respeito pelo mundo, recebeu 36 títulos de doutor honoris causa. E essa amiga da tia não passou além da ilha da magia. Espero que o seu sentimento não seja esse, pai, de frustração diante daquele que conseguiu muito, inclusive tirar um país desse tamanho do mapa da fome.

Você é especial demais prá mim, pai. Você é legal, sempre sorridente, amigão. Mas não faz mais o que você fez na hora daquele voto tão nefasto, tão indecoroso. Promete prá mim. Agora eu passo a pensar que, quando vai à igreja, você olha para o crucifixo e diz: Jesus, eu vim aqui tirar onda da sua cara porque eu acho que a tortura é certa, tem que acontecer, e você morreu assim. Não estou nem aí com a sua vida, com a sua morte, com tudo o que você sofreu, pelas humilhações, dores e solidão que passou. Eu sou pela tortura e estou tirando uma da sua cara bem aqui na sua casa.

Não, pai, por favor, não me envergonhe mais.

Vera Moratta
Enviado por Vera Moratta em 26/09/2022
Código do texto: T7614682
Classificação de conteúdo: seguro