Olhar de Mágoa

Ontem a noite eu estava em uma sorveteria e havia poucas pessoas sentadas nas mesas externas, então aproximou-se um pedinte, ele tinha um aspecto esquisito, sujo, um olhar estranho com uma mochila nas costas, aproximou-se das mesas vazias pegando as sobras de sorvetes, neste momento, toda a parte externa da sorveteria foi esvaziada e as pessoas adentraram, com receio do pedinte, o jovem continuou ali pegando todos os restos que na realidade não tinha mais nada, eram apenas copos vazios, me senti tão mal vendo aquela cena, um sentimento de pena e medo se apossaram de mim, também adentrei na sorveteria, ele continuou sozinho a olhar para dentro através da vidraça… com um olhar perdido, devia está imaginando que todos entraram com medo dele. Eu fiquei analisando aquela cena, com pena comprei um sorvete para ele, quando fui entregar, um rapaz que estava na sorveteria me acompanhou para eu não ir sozinha … o pedinte me olhou ao receber o sorvete e não fez nenhum gesto de agradecimento, vi raiva ou talvez mágoa naquele olhar, ele recebeu e saiu imediatamente sem nenhum gesto, eu fiquei pensando naquele olhar estranho, sem um sinal de agradecimento, talvez naquele olhar que achei estranho, tivesse apenas mágoa de viver várias vezes a mesma situação, sem esperança ou perspectiva… e o sentimento que poderia ser de agradecimento era apenas de raiva e ou mágoa.

Onde nos perdemos?

Iracema Patrício