ESTRUTURANDO EM CAMADAS - FATIAMENTO DAS HISTÓRIAS DE USUÁRIO

Não, não era uma apresentação de receita culinária e sim um workshop sobre Arquitetura de Software em camadas, com viés no fatiamento das “Histórias do usuário”.

Ao invés de se apresentarem uma daquelas figuras tradicionais, frias e porque não dizer, monótonas, ousaram pelo inusitado: apresentaram na primeira imagem uma irresistível torta Trio de Chocolate, da qual, para ênfase e ilustração, removeu-se uma fatia.

Foi uma imagem sob medida para fazer salivar aos que se entregam aos “pecados da gula".

É possível que a intenção das preceptoras tenha sido essa mesma: fazer despertar nos participantes um incontido desejo de sorver o conteúdo. Provocar uma espécie de “salivação”, levando-os a se envolverem de corpo e alma no cerne da analogia das “camadas arquiteturais do software”.

Garanto; no que concerne a mim, foram exitosas.

Aquelas camadas muito bem definidas, alinhadas, distintas, mas ao mesmo tempo complementares, inseparáveis e indispensáveis na composição do resultado final, fixaram-se opressoras em minha mente.

Decidi então que haveria de “colocar a mão na massa” e desenvolver um produto tal qual ao que nos fora apresentado.

Em momento oportuno fui ao mercado e adquiri os múltiplos e refinados insumos, preparei a plataforma, reuni as narrativas e dei início ao “projeto”.

Elaborei o Protótipo de Alta Fidelidade e enviei ao PO, para validar.

Reuni as histórias do usuário e fui desenvolvendo o produto em camadas.

Desenvolvi-as, uma a uma, sobrepondo-as logicamente, conforme suas características e nuances. Fiz o commit e subi versão.

Realizei os testes exploratórios, confirmei as interfaces e considerei acabado o projeto.

Enviei-o para análise de uma equipe de 8 testers, que, unanimemente, aprovou-o com louvores.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 27/10/2022
Reeditado em 31/10/2022
Código do texto: T7637299
Classificação de conteúdo: seguro