Eu, Patrono da Feira do Livro da escola Dom Bosco 2022

Numa sexta-feira, próximo do final do expediente, fui chamado para uma reunião breve na supervisão da escola. Essas reuniões de última hora não costumam ser muito agradáveis: é um documento não entregue, problemas no relatório ou algum pai insatisfeito com algo que foi feito.

Com esse sentimento apreensivo fui à sala da coordenação da escola. Mas tive a grata satisfação de receber o convite que aparece na imagem:

“Você aceita ser o nosso patrono da Feira do Livro 2022?”

Um misto de alívio -por não ser algo que eu supunha-, com lisonja tomou conta de mim. Quanta satisfação ter o reconhecimento das pessoas próximas de ti pela tua produção literária. Obviamente que aceitei, não sem antes questionar-me, em segredo, se eu daria conta de tamanha responsabilidade.

Além de mim, a minha colega -colega enquanto professora e escritora- Maikeli Zanella também foi escolhida para ser a patronesse da Feira, que ocorrerá nas instalações da escola Dom Bosco, de Uruguaiana-RS, no dia 12 de novembro, próximo sábado, às 8h30min.

Essa feira do livro é bastante tradicional e muito bem conceituada na minha cidade. Estou desde 2020 na escola e não presenciei ainda esse evento de modo presencial. Ano passado, quando estávamos com carga horária reduzida, fizemos a feira do livro on-line, com transmissão pelo Facebook.

Em 2020, no ápice da pandemia, conseguimos apenas realizar atividades esparsas com os alunos, pois eles pegavam as atividades impressas na escola e depois as devolviam. Antes disso, eu não acompanhei como eram, mas ouvia falar muito bem dela. Tudo isso contribui para aumentar a responsabilidade em ser um dos escritores homenageados e a alegria pelo prestígio.

Outro aspecto relevante a ser mencionado é o da valorização da prata da casa. Temos muitos profissionais de excelência nas nossas escolas, mas muitas vezes não vemos o belo trabalho que realizam. Precisamos olhar para além do horizonte, buscando as melhores técnicas de trabalho e o que há de melhor na inovação.

Necessitamos, também, voltar-nos para as relíquias que temos debaixo do nosso nariz e crescermos através delas também. Professores maravilhosos no Brasil há muitos, mas urge voltar os olhos especialmente àqueles que estão ao nosso lado.

Há diversos escritores maravilhosos pelo Brasil, tanto que Pedro Bandeira -um deles- foi o escritor homenageado da Feira do Livro da escola em 2021. Mas também temos excelentes escritores gaúchos e uruguaianenses, por extensão, que precisam ser exaltados.

Por isso, encerro parodiando Carlos Nejar, pai do Fabrício Carpinejar e Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre deste ano, “é um momento em que me sinto abraçado pela minha comunidade”.

Aguardo todos e todas no dia 12 na escola Dom Bosco para fazermos uma roda de conversa sobre nossas obras e para que prestigiem leituras de poemas, peças de teatro, hora do conto e oficinas temáticas.