O TRIBUNAL DOS ARTISTAS

Quando você fica sabendo que Empresários, Políticos e Artistas tiveram suas contas de redes sociais desmonetizadas, seus perfis sociais retirados do ar, e suas falas censuradas, ameaçados de prisão, e tendo que sair do seu País a partir de um inquérito chamado de fim do mundo que se suporta em combater crimes de opinião, você deve pensar, isso não me atinge, pois eu não sou nada, não sou ninguém.

Talvez no contexto pessoa pública, você ainda não seja uma pessoa importante, mas com certeza é um jovem, um adulto, ou até mesmo uma pessoa da 3º idade que tem sonhos. Alguns em ter seus próprios negócios, outros em seguir carreira política a começar pela vereança da sua cidade, e tem aqueles que sonham ser artistas, cantando, poetando, pintando, brilhando nos palcos.

Num tempo onde o fator opinião é considerado crime quando a sua opinião pode o levar a prisão por entenderem que você está cometendo atentado contra a Democracia e o Estado de Direito”, ou numa tradução clara você ser apoiador do Presidente Bolsonaro, esse ato de censura ora praticada contra pessoas importantes do nosso País, vai matar muito talento no seu nascedouro. O mentor dessas medidas está gestando comportamentos futuros que já existiam, mas que eram imperceptíveis mesmo estando o domínio da área política nas mãos da esquerda, até que de repente surge um nome que dá vida a todos que não aceitavam o sistema até então implantado no Brasil, que tinha a corrupção do sistema como prática política.

Vou me ater ao seguimento artístico, onde nenhum talento terá condição de evoluir na sua carreira, se ele no seu papel de cidadão ter sido de 2019 até ao final de 2022 uma pessoa simpática ao Presidente Bolsonaro, e continuar com esse sentimento a partir de 2023. Se descoberto nesse estado será execrado, diminuído, desrespeitado e não conseguirá fazer nada num ambiente dominado por simpatizantes que festejam o retorno do petismo ao poder, esses que dominam claramente as áreas culturais.

Quem nasceu em 1964 pode viver até 2002 várias formas de governo no Brasil, e nesse tempo ser de esquerda ou de direita não era importante na sua formação social para a enorme maioria do povo brasileiro, e essa discussão talvez só existisse no campo dos debates, nos teatros universitários. São 38 anos onde as inspiradoras referências artísticas para quem desejava ser artista eram Secos e molhados, mamonas assassinas, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Os trapalhões, Denner, Clodovil, Roberta Close, Vera Fisher, Regina Duarte, Rolando Boldrin, Sargento Pincel, Guarda Juju, Francisco Cuoco, Caetano Veloso, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Costinha, Chico Anísio, Gal Costa , Zico, Rivelino, Pelé, Maria Bethânia, Chacrinha, Bolinha, Brasil campeão do mundo no futebol, campeões na fórmula 1, RPM, Eder Jofre, Titãs...

Quem nasceu em 2002, na entrada em cena do petismo, e por causa disso viveu até 2018 sendo levado a acreditar que vivia no melhor dos mundos, o que pode esperar esse jovem, se um dia num laboratório para composição de elenco, numa seleção musical, descobrirem que ele votou em Bolsonaro na eleição de 2022.Qual será a sentença advinda do Tribunal dos Artistas para esse “crime” cometido pelo jovem, que acredita ter talento para a atividade cultural que escolheu para si?

Esse jovem talvez sobreviva a esse julgamento, mas sua arte não!