II 133 ANOS DEPOIS!... 10h58min.

Quis o destino que o filho se “rebelasse” contra o pai, Dom João VI, e, tornou-se uma nação independente de Portugal, não é fácil quebrar paradigmas, pois foram 322 anos de “subordinação”, os primeiros anos não foram fáceis, para que se mantivesse a integridade de nossas vasto território. Ele foi o nosso primeiro Imperador, de 1822, a 1.831 * delegando a seu filho Dom Pedro I a continuidade da governabilidade do sistema monárquico, este foi, segundo e último Imperador do Brasil, o governou por 58 anos, há afirmações que era um dos imperadores mais democráticos do mundo...

Se deve a Dom Pedro I, a criação do Supremo Tribunal de Justiça, isto se deu em 18 de setembro de 1828, * algo inerente as monarquias mais avançadas do mundo.

No período, que governou o país, nem tudo foram “flores”, ouve também “espinhos”, que até trazem consequências, cármicas, que foi a guerra com o Paraguai, que durante esta guerra, - dezembro de 1864 a março de 1870 *, o pequeno país, perdeu um terso de sua população, formado pela tríplice aliança Brasil, Uruguai e Argentina, com certeza, diante da Lei de Ação e Reação, muitas “maldades”, estão sendo ressarcidas agora, pois ninguém escapa imune a Lei de Ação e Reação, pois “colhemos” o que “plantamos...

Aliado a isto, também há os mais de três séculos de escravidão, que nada justifica, pois diante de Deus todos somos irmão, independentemente da cor de nossa pele...

A República “chegou” e foi escrevendo suas histórias, o primeiro presidente, - autor do golpe – não chegou a concluir seu mandado, pois o país foi envolvido por “crises” sem precedentes, principalmente em decorrência das falsas promessas daqueles que usurparam o poder, de um Imperador que era venerado pelo seu povo...

Na realidade o sistema republicano é uma sucessão de “crises” de avanços e de retrocessos, e já aconteceu de tudo, presidente que põe fim a sua própria vida, - Getúlio Vargas – e outro que renúncia, - Jânio – e, um outro que deposto, - João Goulart- culminando no nos 21 anos do regime militar, com mais 15 anos da Era Vargas, são um “hiato” de 36 anos, de prós e contra.

Chegamos aos dias atuais, pasmem! Após 133 de República, estamos sendo “sufocados” pelo Supremo, com “destaque” de um satânico Ministro, Alexandre de Moraes, que está impedindo o que é de mais sagrado e que está escrito em nossa Constituição: a Liberdade de Expressão, o que não deixa de ser algo surpreende, pois isto faz parte da DEMOCRACIA!

Após, uma eleição, de muitas perguntas sem respostas, e o improvável aconteceu, o mandatário que foi presidente por vezes, preso e condenado, por corrupção, é liberto pelo Supremo, que dando a ele um “banho” de toga, o tornam elegível, para “voltar a sena do crime”, palavras de seu vice, quando não era seu “aliado” ...

O atual Ministro da Fazenda, que colocou novamente o país nos “trilhos”, na economia, em que tudo estava dando certo, inflação em baixa, e os empregos ressurgindo, diferente dos EUA e dos países da Europa, perguntaram a ele as expectativas do “novo” governo, resumiu assim: em seis meses o Brasil será um Argentina, em um ano e meio uma Venezuela... continua? Não sei. 11h43min.

Curitiba, 14 de novembro de 2022- Reflexões do Cotidiano – Saul

*Datas e nomes Wikipédia.

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespirtas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 14/11/2022
Reeditado em 15/11/2022
Código do texto: T7649557
Classificação de conteúdo: seguro