Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Separações Conjugais

Nos últimos tempos, algumas separações conjugais ocorridas em meu círculo de convivência puseram-me a pensar sobre o assunto “casamento”. Antes de tudo, quero aqui deixar assente que não sou de forma alguma moralista, nem com estas palavras pretendo ser juiz de tais fatos, muito menos quero meter o bedelho em assuntos que me são alheios. Apenas quero um pouco dar reflexo ao que me chega, ao que me bate o peito e volta, ao que sinto.

Não sou homem entendido do assunto, e difícil me é falar sobre crises conjugais que possam levar à separação, pois nem neófito sou nesse campo do viver a dois. Ainda espero a mulher com a qual ajoelhar-me-ei perante o altar sagrado. E sei que isso farei – apesar dos questionamentos que tenho. Contudo, quero fazer algumas considerações...

Recorrendo-me à memória, confesso que não recordo de nenhum noivado ou casamento, nos quais me fiz presente, onde tanto os nubentes quanto os recém-casados não esboçassem, em suas faces, rosadas por tamanha felicidade, a mais perfeita conjunção de sorrisos e olhares a dizer “para todo o sempre”.

Ocorre-me, neste momento, que esse “sempre” possa não significar “até que a morte os separe”, ou que possa significar um “eterno enquanto dure”, como disse o saudoso poeta. Mas até que me provem o contrário, não é esta a proposta de um casamento.

É certo que, sobre a aliança conjugal, não trago dentro de mim uma visão poética. No entanto, não a vejo da forma banal como tenho percebido nos dias de hoje. E embora nossa Santidade o Papa, Bento XVI, tenha asseverado que todos os casamentos atravessam crises, mas que é nesses momentos que “o amor se fortalece e se torna mais belo", corre-me a dúvida se seriam inevitáveis tais crises matrimoniais, assim como se seriam elas necessárias para se ter um casamento ideal.

É pagar pra ver!
Nairton de Aquino
Enviado por Nairton de Aquino em 05/12/2007
Reeditado em 05/12/2007
Código do texto: T766101

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Nairton de Aquino
Fortaleza - Ceará - Brasil, 40 anos
31 textos (16116 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/08/17 19:46)
Nairton de Aquino