Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

NA IDADE DA PEDRA

Quem bate no peito e diz se orgulhar de ser brasileiro não conhece seu país. Afirmo isso com todas as letras, apoiado nas recentes estatísticas do IBGE. Este Instituto sério, cujos servidores abnegados escarafuncham nosso vasto território, buscando fazer uma radiografia clara do cotidiano nacional.
Ora, uma nação que sequer registra mais de 12% (doze por cento!) de seus filhos só pode estar na idade da pedra. Sim, em 2006 nós deixamos de registrar 12,7% dos nascidos vivos neste país. Em Roraima quase que um em cada dois brasileiros nascidos não foi registrado (42,8%). Pessoas sem registro civil não são pessoas, não podem usufruir da cidadania e dos direitos daí advindos. Segundo a lei vigente, todos têm direito ao Registro Civil gratuito, mas como fazê-lo se 7,6%  dos Municípios brasileiros sequer possuem Cartório de Registro Civil. No Piauí esse número sobe para 37,2%, conta essa que já passou de longe a qualificação de absurdo. O espantoso é que isso acontece também em São Paulo (1,9%) e no Rio Grande do Sul (26,6%), Estados tidos como ricos. Valha-nos Nossa Senhora, padroeira dessa imensidão de ignorância!
Ocirema Solrac
Enviado por Ocirema Solrac em 06/12/2007
Código do texto: T767120

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ocirema Solrac
São Roque - São Paulo - Brasil
275 textos (89183 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/10/17 22:21)
Ocirema Solrac