RECEITA E DESPESA... 16h37min.

O financeiro não deixa de ser importante em nossas vidas, quando não gastamos além do recebemos, é um “alívio” para nossas almas. Mas, nem sempre isto acontece, pois as vezes há os “acidentes” percurso, a perda de um emprego, repentinamente pode se ficar sem receita, neste caso as contas podem não serem pagas, e com os juros ela pode virar uma “bola de neve”.

E a macro economia? Os números são fantásticos, hoje acessando o google, ficamos sabendo de números surpreendentes: a divida pública do país, atingiu 6trilhões e 400 trilhões de reais, e para financiar este “rombo”, a nação vai “rolando” 5trilhões e 496bilhões em títulos do Tesouro, e isto vem acontecendo de longa data, e, que neste último governo, através da eficiência de Paulo Guedes, esta divida não aumentou, mas caiu um pouco.

Quanto a nós na maior parte do tempo, não trabalhamos com uma renda fixa mensal, pois, nas lidas do comércio, se vive numa “corda bamba”, e a empresa de pequeno porte, luta para equilibrar a receita e a despesa, ainda mais num país em que a inflação sempre esteve presente, - um pouco amenizada com o Plano Real - foram 30 anos- nos últimos 19 anos, na condição de autônomo prestamos serviço a uma empresa, com ganho mensal fixo, que não era muito, mas, associado aos proventos do INSS, nos dava certa tranquilidade financeira, mas em 2017, nosso contrato não foi renovado, já estávamos com um pouco mais de 76 anos, cuja a somatória de trabalho estavam em torno de 50 anos...

Até não procuramos novo emprego, pois o INSS somados ao ganho da esposa, dá para irmos levando, a casa desde a muito quitada, bem como o carro, dá para equilibrar o orçamento...

Temos por hábito, quitar o IPVA e IPTU, bem como o Plano Funerário, a vista, isto pode não parecer muito, mas não deixa de ser um “sossego”.

Por último também ficamos perplexo com o orçamento do Supremo Tribunal Federal, em 2022, 767milhões de Reais, e em 2023? 850milhões de reais.

São valores surpreendentes, para um poder judiciário, que tem muito a desejar, pois culpados se tornam inocentes e inocentes culapados.

Fazer o quê? Torcer para que o país encontre o seu Norte, para o bem dos brasileiros... Enquanto isto temos que nos conformar: com “aumento” dos aposentados: um pouco mais de 7%... 1712min.

Curitiba, 02 de janeiro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzmerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 03/01/2023
Código do texto: T7685651
Classificação de conteúdo: seguro