DIA DE REIS

Florianópolis revive tradição de 266 anos.

"O Dia de Reis é uma celebração religiosa realizada em nosso país no dia 6 de janeiro e relembra a viagem de reis magos, oriundos do Oriente, para conhecer e homenagear o menino Jesus.

Essa história é narrada no texto bíblico, embora não tenhamos detalhes da origem, da posição social nem de quantos magos eram.

Aqui no Brasil, a celebração do Dia de Reis foi trazida pelos portugueses durante a colonização e tornou-se uma parte importante da cultura brasileira.

Em determinadas regiões, as tradições do Dia de Reis são parte do patrimônio cultural imaterial.

Uma das tradições mais comuns do Dia de Reis são as apresentações do Terno de Reis."

Veja mais sobre "6 de janeiro — Dia de Reis" em:

 

 https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-reis.htm

 

"Existe também uma interpretação que os associa com o zoroastrismo, religião tradicional da Pérsia, região de onde supostamente os magos teriam vindo. Por sua vez, outros relatos apontam diferentes origens dos reis magos. Além disso, foi na Idade Média também que se estabeleceram os nomes desses magos.

O texto bíblico não falava os nomes desses magos, mas na Idade Média (ano 500) foi redigido um documento que mencionava os nomes de Baltasar, Gaspar e Melchior (podendo ser Belchior em algumas traduções). Esse documento tem autoria desconhecida, e não se sabe se esses nomes já circulavam na tradição religiosa da época.

Outro mistério é o total de reis magos, porque o texto bíblico não fala a quantidade de magos que foram guiados por uma estrela até Jesus. Foi convencionado na tradição cristã falar em três reis magos porque o total de presentes entregues foi de três."

Veja mais sobre "6 de janeiro — Dia de Reis" em: https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-de-reis.htm