Geração Fórmula 1

Nossa geração não é mais a geração coca-cola cantada pelo nosso profeta do rock Renato Russo. Não somos mais os filhos da revolução, os brasileiros não são mais burgueses sem religião, a única semelhança que restou da profecia da canção é que continuamos a ser o futuro desta nação.

Quero batizar a nossa como “Geração Formula 1”. Não temos tempo de refletir, a internet mudou a sensação do tempo na vida de cada um de nós! A quantidade de informação que nos chega é enorme, ganhamos em largura, mas perdemos em profundidade.

Hoje já é possível saber de tudo sem se aprofundar em nada. Este fenômeno, é fruto de uma indigestão de informações. Essa é a geração MC`Donald que engole as informações guela abaixo sem saboreá-la. Assimilamos uma imensa quantidade de dados novos todos os dias sem dispormos de tempo para a reflexão. A competição frenética pela vida não nos permite uma interpretação consistente desses dados, que nos chega a cada segundo, a cada minuto, a cada hora.

Vem dessa perda do poder de reflexão do homem comum, vem daí... a explicação dos pequenos feudos, das micro ditaduras...são dezenas, centenas e até milhares de pessoas que são “captaniadas” por “mascotes de imperadores” , imitações baratas, cópias tupiniquins de tiranos que a história dos humanos nos apresenta todos os séculos para escravizar as pessoas.

Além dessas refeições fast-food de wwws... , . coms..., http:s, .brs..., perdemos o tesouro da nossa juventude bem mais cedo do que o natural, perdemos a inocência ainda na tenra adolescência, ou quem sabe, pra alguns que a dureza da vida insiste em maltratar, na infância.

Não quero com isso fazer uma crítica a revolução da comunicação. A internet transformou o mundo. Beneficiou bilhões de pessoas que eram cativas da televisão e rádio como simples espectadores passivos. Mas agora com o advento da rede, ganharam vez e voz.

Ao contrário, não sou um saudosista renegando o horizonte que se apresenta diante da vida, o objetivo deste artigo é denunciar um efeito colateral que advém da internet: A falta de tempo do homem no aprofundamento e reflexão dos milhões de dados lançados diariamente.

Pra expressar melhor o que digo, relato um ditado popular que no século passado servia como um norte para a vida pública e privada de um cidadão de bem, mas que hoje na pós-modernidade não passa de uma doce ilusão, não passa de uma citação da oração do nobre padre Francisco de Assis : Dar sem esperar receber em troca.

Isso já não existe mais. Essa selva de pedra, esse capitalismos selvagem, louco da vida está eliminando cada dia mais valores como: altruísmo, generosidade, solidariedade, empatia...hoje só se pensa em:

__como posso tirar proveito de tal situação? Qual é a minha vantagem? Qual é o meu lucro? Será que tem mais valia?

Essas características estão desumanizando a gente...ninguém contempla mais um

por de sol esperançoso, um nascer do sol pintado, ninguém saboreia mais uma

poesia extraída da alma, uma canção que emociona...estamos nos desumanizando.

Isso é perigoso.

No século 21 nos tornamos pilotos que ignoramos os CÓCK PITS da vida, ignoramos o momento de reabastecer o combustível da alma. Enquanto pisamos o pé no acelerado, os pneus estão estourando nas curvas da vida. Roberto Carlos já previra em 1969, nunca uma música antiga se tornou tão atual: “As curvas de Santos”. Corremos loucamente atrás do pódium, atrás do troféu...só que na bandeirada de chegada somos crucificados com uma placa escrita em hebraico:

REI DO STRESS.

Sem direito a ressuscitar ao terceiro dia.

Somos geniais!!!!

Viva a Geração Fórmula 1...

FlavioFerr
Enviado por FlavioFerr em 08/12/2007
Código do texto: T769467