O COMPRADOR... 16h25min. (Reminiscências).

É natural, que após quase 50 anos dedicados ao comércio, que repentinamente lembranças afluem nossa mente, que os chamados “fantasmas” do passado, que sobrevivem nos arquivos de nossa alma. Já citamos em textos anteriores, que trabalhamos numa pequena empresa, durante 15 anos, de 1.969, a 1.984.

No início dos anos 70, foi quando o conhecemos, já deveria ter mais de 70 anos, magro, atencioso e comunicativo*, era comprador desta empresa atacadista* que já deveria ter mais cinco décadas.

Éramos representante, de uma homeopatia em glóbulos, de origem americana, que aportara em nosso país no longínquo ano de 1.923,* os representantes época, forneciam um pequeno armário de madeira, com pequenas divisões internas, cada espaço era colocado um número da homeopatia, ia do 1 ao 40, daí pulava para o números 99, que era o que sempre vendeu mais, para prisão de ventre, tanto quando fazia pedido a empresa produtora pedia 500 dúzias, - caixa com 12 unidades - ou seja 6000 unidades.

Volta e meia visitava o comprador desta empresa, que nos fornecia o pedido, dávamos um desconto de 10% para o pagamento em 10 dias após a entrega. Quando íamos ao seu amplo escritório, conversava com ele, e não demorava muito, nos entregava o cheque, que seria preenchido por uma funcionária. Me parece que era o filho do fundador da empresa

A empresa ficava situada na Avenida 7 de Setembro, certa ocasião o comprador nos disse que morava na Rua Inácio Lustosa, e que vinha e voltava a pé para casa, creio que dava em torno de 4 a 5 km, o que significa uma boa caminhada, pois vinha pela manhã e voltava a tarde, presumo que trazia o almoço. Estes fatos mencionados já se passaram mais de 50 anos, creio que desde a muito o comprador e o filho do fundador desde a muito passaram desta para outra vida... 16h54min.

*Nome do comprador: senhor Evaristo.

*Nome do sócio proprietário da empresa Benjamim Zilli, até mão sei se esta empresa existe hoje em dia, pois na época tinha este nome, mencionado acima.

*Específicos Dr. Humpheys, os leitores mais antigos devem se lembrar disto.

Curitiba, 24 de janeiro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantosdasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespirirtas.site walmor.zimerman@bol.com.br

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/01/2023
Código do texto: T7703066
Classificação de conteúdo: seguro