INFLAÇÃO, PALAVRA QUASE ESQUECIDA... 17h02min.

Não somos o “profeta” do pessimismo, pois estamos no mesmo “barco”, se ele entrar na “tempestade”, todos iremos sofrer. Ao mesmo tempo há os que aproveitam deste atual momento, de instabilidade na economia, para tirarem vantagens, com aumentos absurdos, por exemplo, o Lucky, havia “enjoado”, de uma ração, que fazia uso a algum tempo, nossa filha indicou uma ração, que talvez ele fosse gostar, comprei 5 k 47,00 reais, como ele gostou pedi um pacote com 15 k. viram entregar em casa 164,90 reais, ou seja um aumento de aproximadamente 17.5%..

Considerando que o reajuste dos aposentados é de 5.93 % e com outras altas em vista, dos combustíveis de 7.5% que dará uma alta em todos os seguimentos, é evidente que a “receita”, não vai cobrir as “despesas”, o que num efeito cascata, vai refletindo no comércio, que acabam pagando esta conta, que podem entrar, numa crise de pouca demanda...

... Os 21 anos do governos militar controlavam com “mãos de ferro”, a questão da inflação, os preço de todos os seguimentos, tinham um reajuste a cada seis meses, e o comércio e a indústria se adequavam a isto. Na época éramos representante de um laboratório americano, R.H. Robins, que também produzia uma linha de produtos homeopáticos, - glóbulos – Dr. Humpheys, que tinha muita procura, a cada seis meses, vinha nos visitar em nossa empresa, o gerente de vedas, para fortalecer o capital de giro da empresa, nos fornecia um pedido, com os preços sem alta, isto nos dava uma “colher de chá”, para que durante uns quinze dias, os nossos clientes o adquirissem a preço “velho”, pois “uma mão lava a outro”...

É evidente que existia inflação, porém, controlada, que proporcionava ao comércio e a indústria, irem tocando suas vidas, sem maiores contratempos, visto que a indústria dava um prazo de até 90 dias, o que dava uma folga de caixa ao distribuidor, que em parte eram repassados aos nossos clientes, pois dávamos de prazo 30 dias fora o mês, isto queria dizer se o cliente comprasse no começo do mês teria quase 60 dias de prazo...

Com o Plano Real, que começou para valer em 1º de julho de 1.994, tudo mudou e a palavra inflação ficou quase esquecida, mas eis que hoje está novamente presente em nossas vidas...

... Finalmente, na próxima semana, os novos Congressistas tomarão posse, como se comportarão com o novo governo, permitirão, obras “generosas” do BNDS, a fundo perdido, como se aqui não tivesse qualquer tipo de “problema”, saneamento básico, água potável, que falta para muitos brasileiros... 17h38min.

Em tempo, acabo de chegar do consultório da Dra. Inês, fui fazer uma “limpeza” nos dentes, em final de abril pagamos: 190, reais, e hoje 220,00 reais, perto de 16% de alta, o que é justiçável, em razão que o material usado é importado.

Uma dica: no Youtube: Chico Xavier Uma Luz que Nunca Apaga, documentário que dura 57 m. Curitiba, 26 de janeiro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 27/01/2023
Código do texto: T7704943
Classificação de conteúdo: seguro