Sábado

31/12/2022, último sábado do ano. A caminho da feira atravessei a conversa do guardador de carros e o bêbado falante. Enquanto escrevo, me sinto mal por referir-me a eles dessa forma, mas não sei como chamá-los, não sei como se chamam. O rapaz falante (já não tenho certeza de que estivesse bêbado) insiste para que eu dê “pelo menos uma moeda” ao outro que guarda os carros. Peço licença, passo por eles e sigo, não sem que me lembre de meu pai, que dava “bom dia a poste”. Quando menina e ele me levava a algum lugar, eu perdia a conta de quantas vezes parávamos porque ele encontrava alguém conhecido e cumprimentava, me apresentava e, vez ou outra conversava por alguns instantes (às vezes muitos, para o meu gosto). Atravessei a feira em busca da barraca do pastel. Espaços vazios e o caminho livre davam mostras de que alguns dos feirantes haviam decidido não trabalhar neste sábado. Andar me provoca lembranças, conversas comigo mesma e uma ponta de nostalgia. É só mais um ano que termina e vida que segue, tento me convencer, mas lá estão as memórias, as revisões...Quanto mais velha fico, mais me dou conta de que a novidade, do ano ou da vida, é da ordem do desejo. Esperamos mudanças, queremos melhorias. Desejamos. Fazemos votos. Fazemos escolhas. Acariciamos nossas esperanças. Apalpamos, sopesamos, perguntamos o preço. Às vezes, assim como hoje, atravessamos a feira sem encontrarmos “a barraca do pastel”, o gosto que reúne o hábito, a alegria simples e um tanto de desobediência (devia evitar as frituras...) e então, nos permitimos um gosto novo, uma alegria inédita, um olhar mais atento. Espero que 2023 seja assim, rico de possibilidades como a feira livre por onde se pode caminhar e encontrar alimento para o corpo e para a alma. Um tempo de escolhas e decisões, uma caminhada entre nossos semelhantes e a oportunidade de agradecer quem veio, mais que lamentar quem deixou de aparecer. Que 2023 seja para você uma experiência renovadora, enriquecedora e plena de encontros e aprendizado. Obrigada pela companhia nessa caminhada.

Feliz Ano Novo!

Raquel DPires
Enviado por Raquel DPires em 04/02/2023
Código do texto: T7711349
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.