Favas contadas

 

Aluu! Inuugujaq meus caros 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui pela minha horta literária a fim de ler crônicas leguminosas. Ajuungila?

 

Já mandaram algum de tuzes ir plantar favas? Algum de tuzes já comeu fava? Eu já comi, no Sul do Brasil. Coisa boa, parece feijão, só que maior. Em relação a gíria, mandar plantar favas é mandar o cara parar de encher o saco e sumir. E favas contadas? Daí significam um fato consumado. Entretanto, dependendo do número delas, imagino o cara contando favas...

 

Nunca me mandaram plantar favas ou as contar e, mesmo que mandassem, não o faria, pois este Bacamarte não possui vocação para a agricultura e tampouco paciência matemática. Tá, confesso, sou um baita dum preguiçoso e tal constação são favas contadas. Assim como a eleição do presidente Lula aí no Brasil, que os patriotas insistem em não aceitar, desejando que o mesmo vá plantar favas. Aliás, ninguém mandou, mas o ex-presidente Bolsonaro foi plantar favas nos Estados Unidos. Tem fava na Terra do Tio Sam? Bom, se não tem, passará a ter, isso são favas contadas, mesmo que recém plantadas.

 

Recentemente, no verão tórrido do Sul do Brasil, em férias, percebi que "as meninas do Leblon não olham mais pra mim". Não que eu estivesse numas de Tio da Sukita, bem longe disso, mas o que me importou foi a constação da realidade de que a idade chegou para este Bacamarte, que tal situação são favas contadas. Não me importa que as moças me mandem plantar favas, pois não estou mais na ativa, mas sim que as favas já estão contadas. Contadas e guardadas, o que significa que estamos de bem com a vida, vivendo o período em que estamos, de boa. Pobres daqueles que insistem em pegar as favas contadas, guardadas e passadas e tentam fazer seu almoço ou janta com elas. Dor de barriga na certa.

 

Então tá, vou lá não plantar minhas favas que trouxe do Brasil, aqui em Charky City.

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

----- * -----
 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.



MAIS TEXTOS
 em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:
Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.
Ajuungila - Como estão?
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Antônio Rollim Fernando de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 17/02/2023
Reeditado em 17/02/2023
Código do texto: T7721548
Classificação de conteúdo: seguro