PROBLEMAS E SOLUÇÕES... 16h05min.

A nos causou espanto, quando ouvi de Alexandre Garcia, que mais de 10 milhões de brasileiros, moram em regiões de risco, isto é, em encostas de morros, que estão sempre propensos a “tragédias anunciadas”, quando na época de verão com excessiva chuvas, como aconteceu recentemente, na cidade de São Sebastião, mas de 50 casas vieram de morro abaixo, pois era de madrugada e as pessoas estavam dormindo...

Quanto aos números de vítimas podem ir além de 50 pessoas, mas esta cidade paulista, é mais uma estatística, pois inúmeras cidades já passaram por isto, se não me engano em 2012, em Nova Friburgo, cuja os efeitos desta calamidade ceifaram mais de 1.200 pessoas, na época, diante de uma tragédia em proporções jamais vistas, muito se falou, em medidas preventivas, - os políticos com destaque costumeiro - mas o tempo passou, e quase nada mudou, e as pessoas continuavam vulneráveis...

Veja, este número de pessoas é idêntico a muitos países da velha Europa, cuja a principal causa é que estes brasileiros constroem casas em lugares impróprios, em razão da sua precária situação econômica...

Nem tudo são carmas negativos em razão de um “resgate” do passado, há também carmas negativos que estão senado gerados agora, em razão da negligência, descaso, daqueles que tem o mando do poder, se omitem de tomarem providências, para que tenhamos um Brasil mais justo e solidário, e uma casa em lugar adequado seria o mínimo, em que parte destes recursos poderiam vir do poder público, este recursos poderiam existir, desde que os políticos tivessem um mínimo de decência, pois exercer uma função política em nosso país, tem inaceitáveis regalias, privilégios, que jamais é dado as que trabalham na iniciativa privada, via de regra “trabalham” de terça a quinta, e na sexta numa passagem área custeada pelo poder pública, retornam as suas cidades, e na segunda retornam, numa “maratona” repetitiva, com gastos do dinheiro público...

Tudo isto poderia ser evitado, quem trabalha em Brasília, mora em Brasília, que atenda suas bases eleitorais, no recesso do meio do ano, bem como final de dezembro e janeiro...

Se evitando este festival de gastança, e outros privilégios, com certeza sobraria os recursos para efetivamente serem empregos, neste tipo de obras, isto é, dar uma moradia digna a cada brasileiro, os tirando das áreas de riscos, o país tem riquezas incomensuráveis, mas via de regra, nem sempre os recursos são empregados, efetivamente aos mais carentes, e com isto todos os anos se repetem as “tragédias anunciadas”, daqueles que por falta de recursos constroem suas precárias casas em lugares inadequados... 16h42min.

Curitiba, 22 de fevereiro de 2023 – Reflexões do Cotidiano – Saul

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

mensagensespiritas.site walmor.zimerman@gmail.com.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 24/02/2023
Código do texto: T7726542
Classificação de conteúdo: seguro