Russos X ucrânios

 

Aluu! Iterluarit kumoorn meus caros 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui pelo meu campo de batalha literária a fim de ler crônicas de guerra. Ajuungila?

 

Faz um ano que o pau tá comendo na Ucrânia, onde a coisa tá russa (não resisti ao chavão) e a morte à solta. O ser humano não aprende, recalcitra. Pelo menos entre os donos do poder isso é verdade. A Rússia não aprendeu com o seu Vietnã, o Afeganistão, e agora, imitando os EUA no Iraque e também no Afeganistão, comete novamente o mesmo erro. Com as armas da Otan, os 40 milhões de habitantes da Ucrânia se tornam um problema militar incontornável, praticamente. Os russos pensavam que tudo seria rápido, erraram o cálculo e estão atolados agora, fazendo negócios da China para não quebrar. Só a Bielorússia, sua prima-irmã, os apoiam. 

 

Enquanto os governos garganteiam, as pessoas morrem. Ucranianos de todos os sexos e idades, civis e militares, viram, como na expresão usada nas redes, "ucrânios". E, tudo isso, por território e matéria-prima. Nem consegui fazer graça com isso, pois até para esse Bacamarte existe um limite ético a ser observado. Pessoas estão morrendo e não há graça nisso.

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

 

----- * -----
 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.



MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:
Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.
Ajuungila - Como estão?
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Antônio Rollim Fernando de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 24/02/2023
Código do texto: T7726679
Classificação de conteúdo: seguro