O Fluminense do Chico Guanabara

 

Aluu! Iterluarit kumoorn meus caros 23 fieis leitores e demais 36 que de quando em vez passam aqui pelo meu estádio literário a fim de ler crônicas futebolísticas. Ajuungila?

 

Em minha recente passagem pelo litoral do Sul do Brasil revi amigos e, como não poderia deixar de ser, tomei cerveja, apreciei a fauna, tomei banho de mar e joguei e falei sobre futebol. O que eu descubro jogando conversa fora sobre o tema com tricolores gaúchos? Que o primeiro torcedor brasileiro que existiu foi um tricolor carioca, do Fluminense, em 1904. Chico Guanabara o seu nome.

 

Era mestiço e capoeirista, berrava durante os jogos, vaiava os adversários, chingava o juiz, comemorava intensamento os gols e arrumava briga com o pessoal dos outros times, ou seja, o típico comportamento de torcedor que hoje temos e do qual Chico foi o precussor. Possuía um vozeirão que ecoava e era ouvido pelos quatro cantos do Estádio das Laranjeiras, dizia-se. Os gremistas se ligam nessas coisas porque gaúcho gosta muito de carioca e vice-versa, como percebi quando morei por lá décadas atrás para estudar. Onde mora o Renato Gaúcho, treinador do Grêmio? Pois então. O político gaúcho Leonel Brizola foi governador do Rio Grande do Sul e de qual outro estado brasileiro? Pois então.

 

Só imagino o pessoal bacana, a classe média da época que ia nos estádios, algo como trezentas pessoas, ouvindo o tal Chico lá, tocando o horror? E os filinhos de papai indo tirar satisfações e levando uns golpes de capoeira. Devia ser um forrobodó daqueles! Claro que, seguido, Chico Guanabara acabava na Delegacia de Polícia, de onde era tirado pelos bacanas que jogavam e dirigiam o Fluminense. Não era, socialmente, um deles, mas o era futebolisticamente. 

 

Gostei dessa história e resolvi cometer a ousadia de contar aqui para tuzes, meus leitores brasileiros, como que a ensinar centro avante a fazer gol no País do Futebol . 

 

Qujanaq por terem dado uma passadinha por aqui hoje. Takuss"!

 

 

----* -----
 

Era isso pessoal. Toda sexta, às 17h19min, estarei aqui no RL com uma nova crônica. Abraço a todos.



MAIS TEXTOS em:
http://charkycity.blogspot.com

(Não sei porque eu ainda coloco o link desse blog, eu perdi a senha e não atualizo ele há séculos. Até eu descobrir o motivo pelo qual continuo divulgando esse link, vou mantê-lo. Na dúvida, não ultrapasse, né. Acho que continuarei seguindo o conselho que a Giustina deu num comentário em 23 de outubro de 2013: "23/10/2013 00:18 - Giustina
Oi, Antônio! Como hoje não é mais aquele hoje, acredito que não estejas mais chateado... rsrrs! Quanto ao teu blog, sugiro que continues a divulgá-lo, afinal, numa dessas tu lembras tua senha... Grande abraço".)

CARTA ABERTA aos meus caros 23 fieis leitores: 
https://www.recantodasletras.com.br/cartas/3403862

GLOSSÁRIO KALAALLISUT:
Aluu - Olá.
Iterluarit kumoorn - bom dia.
Inuugujaq - Boa tarde.
Ajuungila - Como estão?
Qujanaq - Obrigado.
Takuss' - Até mais.

Antônio Rollim Fernando de Braga Bacamarte

Antônio Bacamarte
Enviado por Antônio Bacamarte em 04/03/2023
Reeditado em 04/03/2023
Código do texto: T7732273
Classificação de conteúdo: seguro