Penso, logo (talvez...) existo!

Dizem por aí - e eu acredito piamente – que não tem ninguém 100% normal e que seria tremendamente assustador se pudéssemos devassar os mais secretos, loucos e inconfessáveis pensamentos das pessoas que nos rodeiam, inclusive algumas que são tidas como “certinhas”. Possivelmente descobriríamos coisas de arrepiar os cabelos!

Bom, quanto a essas pessoas, não sei o tamanho dos seus disparates mentais, mas, quanto a mim, tenho certeza que às vezes tenho pensamentos tão perturbadores quanto indicadores de que os meus neurotransmissores não estão enviando satisfatórios sinais.

Veja, na relação abaixo, onde você não pode rir de mim.

1 – Dúvida Existencial - Pode parecer loucura, mas, de vez em quando, me vem à mente um pensamento assustador: “Eu existo mesmo?” Quem sabe não serei uma fantasia ou um personagem de um sonho de uma pessoa que, essa sim, é real?” Isso me impressiona tanto que até penso em escrever um conto tratando desse assunto. Já tenho, inclusive, o título pronto: “Eu sou eu mesmo?”

2 – Deus – Minha natureza basicamente racional é incompatível com a idéia de um Ser a monitorar totalmente a nossa vida, premiando-nos ou punindo-nos, conforme a boa ou má qualidade das nossas ações e pensamentos. Contudo, pelo sim ou pelo não, nunca tive coragem para ser completamente ateu, isto é, estou sempre disposto a acreditar, e com a desculpa na ponta da língua para justificar-me futuramente: “Que bom, Senhor, fico contente por saber que Tu existes! Mas, que pena que tive que morrer para ter certeza disso!” E também, por sempre ficar em cima do muro nessa questão, nunca tive coragem para fazer todo o mal de que sou capaz. Claro, se Deus existir mesmo e a vida continuar após a morte, vai haver cobranças, então o melhor é não arriscar.

3 – O Humor (ou mau humor?) dos Santos e dos Espíritos – O Catolicismo nunca revelou que Jesus, Maria, São Pedro, São Francisco, Santo Antonio, etc. tivessem dado boas gargalhadas algumas vezes na vida, não é mesmo? O Espiritismo, por outro lado, já produziu incontáveis livros descrevendo a vida dos espíritos no Além; já li muitos desses livros e em nenhum deles, mas nenhum mesmo, li descrições de risadas, piadas, gracejos ou coisa semelhante. Quem sabe, rir seja coisa do Diabo?

4 – Mulheres (1) – Perco um tempão imaginando-me dotado de um poderoso e irresistível magnetismo pessoal a ponto de atrair toda e qualquer mulher bonita e interessante. Mas, que absurdo! Aos 65 anos, eu não daria conta nem de duas, quanto mais de todas!

5 – Mulheres (2) – Além de bonitas, sedutoras e liberais, as mulheres estão competindo (e ganhando!) dos homens em todos os sentidos. São enormes (não se faz mais mulher com menos de 1,70 m!), bebem, fumam, já pagam homens para transar e, diante da escassez de cabras machos, já estão se agarrando umas com as outras; são maioria esmagadora nas aprovações em vestibulares e concursos públicos, já são coronéis, delegadas, juízes, procuradoras, desembargadoras, deputadas, senadoras, presidentes (olha aí a Argentina, terra de hermanos machões, com a primeira mulher presidente eleita por voto direto!) e - que pena! - tanto quanto os homens, estão ficando corruptas e safadas. Minha leitura mental da situação: chegou o tempo delas; daqui a 100 anos, no máximo, o mundo será dominado pelas mulheres. E já começou: elas estão dominando as profissões, cada vez mais furonas e atrevidas, e, enquanto isso se dá, os homens estão se encolhendo, usando brincos nas orelhas, cabelos compridos e amarrados, estão “adorando” ficar em casa, cozinhando e lavando pratos. Ah, está ficando conforme o meu avô predizia: " Menino, do jeito que as coisas vão, ainda vai chegar o tempo em que as mulheres vão meter a chibata nos homens!"

Ainda bem que quando isso acontecer já não estarei mais por aqui. Vixe! Em mim, cabra macho nordestino, mulher, ainda que seja gostosa da molesta, não manda e nem bate, meu cumpádi!

Santiago Cabral
Enviado por Santiago Cabral em 11/12/2007
Reeditado em 13/09/2008
Código do texto: T773799
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.