GENTE METÓDICA

É incrível observar as pessoas metódicas, elas planejam detalhes de qualquer coisa, se um ente querido faz aniversário e ela escolher dar chocolates, primeiro elas sentem o gosto do sabor dele, relembra a sensação de prazer que isso dá, procura um lugar para comprar e fica feliz em externar afeto atravéz desse simples ato.

Se é um cantor de coro, estuda o repertório, fica feliz em conseguir cantar as notas de forma certa ou quase certa, de forma que não atrapalhe o conjunto, então entra em cena, e participa no meio de um monte de outros cantores iguais, ao fundo de uma orquestra em um enorme teatro, onde ninguém é percebido como indivíduo, mas sim como o todo de uma bela obra, ele sabe disso, mas a visão do metódico é de dentro pra fora, então ele fica extasiado em fazer parte de tudo aquilo, não se importa que tenha sumido em cena, saí dali feliz e realizado.

Se vai cozinhar, primeiro pensa no sabor que aquela comida tem, busca os ingredientes, cozinha da melhor maneira possível e fica feliz em ver o outro gostando do que ele fez.

Se planeja uma festa ou um passeio, tudo precisa correr da forma planejada, os metódicos não lidam bem com improvisos, isso os aborrecem muito.

Se é ator então essa coisa de caco, é a morte para um ator metódico, que decorou o texto com suas deixas, marcações, a vontade que se tem é de pular na cabeça do colega e fazê-lo voltar ao texto. Isso numa comédia é até aceitável, mas num drama é desconcentrante, um ator em cena é alguém possuído por um personagem, é como um médio incorporado, ele precisa contar sua história em um tempo determinado, em um cenário limitado, com uma platéia que ele precisa passar verdade, emocionar, fazer sentir, ele sabe que o tempo é determinante para que tudo corra bem, porque seu tempo é limitado, logo deixará de existir para dar vez ao ator que voltará para sua vida normal, quer coisa mais metódica do que essa? No teatro ser metódico é fundamental, porque tudo tem que acontecer de maneira sincronizada, a luz, a marcação, o texto, o ator age com desenvoltura, mas está amarrado a tudo isso, se não tiver a maestria de saber produzir assim, a obra desanda e o público se vai.

Aos que torcem o nariz para os metódicos, saibam que sem esse procedimento o mundo seria um caus, imagina um médico numa cirurgia, que não seguisse o procedimento padrão ensaiado com toda sua equipe, ele teria que operar a perna, resolvesse operar o braço, só para quebrar a rotina, ou um maestro que cansado de reger em um andamento, ensaiado horas a fio, resolvesse mudar tudo na hora da apresentação sem comunicar a ninguém, ou alguém que convidasse amigos para uma festa dançante, os convidados ao chegar no local encontram um culto gritante daqueles bem irritantes.

Esse mundo certamente foi criado por um Deus metódico, que teve o cuidado de planejar seus mínimos detalhes, basta olhar para a natureza, para o universo, como tudo pode funcionar tão bem? quando algo dá errado, certamente alguém tentou improvisar sem a devida genialidade, porque para improvisar é preciso ser muito bom no que se faz e ter uma equipe acostumada a continuar sem que o público perceba, onde a obra foi interrompida, isso é só para os feras.

Para os seres normais e celestiais que siga o combinado, normalmente é sucesso.

Gente metódica tem uma aparência de chatice, mas se olharmos bem, são pessoas do bem, que agem de acordo com sua natureza, então vamos dar um desconto e tentar aceitar essa chatice.