A beleza ao seu lado

É um homem de 50 anos, mas quem olha para ele diz que tem no máximo 35. Se alguém perguntasse a ele qual é o segredo para sempre parecer jovem, e ele fosse sincero na resposta, diria que é muito simples: "Fuja da vida e de seu eterno movimento! Nada envelhece mais do que viver". E, de fato, há 50 anos ele se defende da vida, que assim não pode lhe deixar as marcas da experiência.

Nessa existência apagada, de poucos desejos e raras frustrações, há um momento em que ele se permite sonhar. Acontece quando ele está dentro do ônibus e vê uma mulher jovem e bonita. Mas, por favor, não pensem mal dele: nunca passou pela sua cabeça fazer o menor movimento em direção a alguma dessas mulheres. Tudo o que almeja é um instante de beleza ao lado delas, um desses instantes que a vida não lhe concede naturalmente e que ele não saberia como conseguir de outro modo.

Ele se sente especialmente feliz quando uma dessas mulheres se senta ao seu lado. A mulher que se senta ao seu lado, de certa forma, consente na sua presença. Talvez ela não tenha desejado a sua presença, mas sem dúvida consente que ele esteja ali. E essa anuência é toda a sua glória. Uma mulher ao seu lado! As pessoas podem olhar para eles e achar que estão juntos. Nesse instante, ele já não é uma pessoa solitária. Mas, coisa curiosa, ele sequer olha para a mulher que decide se sentar ao seu lado.

Acredito que tivesse vontade de contemplar a sua beleza, mas não faz porque teme ser inoportuno. Imagine se a mulher decide se levantar e trocar de lugar! Ele então apenas sabe que tem uma mulher bonita ao seu lado, e imagina como ela seja, pois isso é uma coisa que sempre fez bem: imaginar! Com frequência, a mulher se levanta para descer e só então ele arrisca um olhar, não para o corpo, mas para o rosto dela. Ele se sente profundamente comovido simplesmente pelo rosto da mulher bonita.

Não é sempre, porém, que ele tem uma dessas mulheres por perto. Às vezes, uma delas está sentada à sua frente, e nesse caso ele olha um pouco mais, mas olha para o cabelo dela, que também o encanta. Ah, como as mulheres são bonitas, todas elas! E um instante desses é um marco, um acontecimento que ele irá rememorar por dias a fio, porque, realmente, não é sempre que ele consegue estar tão próximo à beleza.

Aquele homem vive sozinho, não tem família e nem mesmo um gato. Trabalha em alguma atividade obscura que lhe dá um ordenado ligeiramente acima do mínimo. Não sai para se divertir, nunca fez grandes viagens e já não tem nem planos. Mas, por Deus, como assobia feliz depois de ter um desses singulares encontros!

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 19/03/2023
Código do texto: T7744079
Classificação de conteúdo: seguro