Mas, afinal de contas, o que significa "ser inteligente"?

Grossissimo modo, podemos definir como inteligente uma pessoa que reconhece como verdadeira a seguinte proposição: "Não importa o que acontece, mas como Você reage a isso." Se a pessoa reage – ou não, é claro. É preciso, no entanto, observar algo que não ficou muito claro. A aparente falta de reação imediata pode ser um pano (um disfarce, uma estratégia) para a posterior execução de um plano de mestre. É saber o momento de reagir. Isso é racional. Ser racional precede ser inteligente. "Então os animais irracionais não são inteligentes?" Negativo. Eles são – apesar de sua inteligência estar atrelada ao seu instinto. Poderosa faculdade dos animais irracionais essa. "Ora, como podem ser inteligentes se não são racionais? Isso me parece uma contradição num dos termos da premissa." Concordo com tua observação – em parte, claro. Eu fiz uma ressalva. Cada (ao menos em teoria) ser vivo está adaptado ao ambiente em que vive. Friso: em teoria. Pois a gente vê por aí muitos animais irracionais presos (gaiolas, aquários) de modo injusto, sem terem cometido crime algum. Doravante lhe pergunto: por que estão presos? Qual a razão disso? Não faz sentido algum. É inteligente se perguntar sobre isso. Preso só deveria ficar quem cometeu crimes graves. Ninguém mais. Animais irracionais são seres amorais: não têm um sistema moral que rege suas vidas. Assim como as crianças.