VOLTEI AO PASSADO DA MINHA INFÂNCIA NA ROÇA NORTE DO PARANÁ

VOLTEI AO PASSADO

Outro dia voltei sozinho no sítio dos meus avós onde passei os melhores dias da minha infância. A CASA não estava lá. A tulha e o paiol não estavam lá. O curral e a vaca Mimosa não estavam lá. A égua Gaúcha não estava lá. As galinhas, frangos e porcos que meu avô tratava todo dia não estavam lá. O pomar com os pés de Mexerica não estava lá. A horta onde minha avó plantava pimentas e verduras não estavam lá. O meu avô com o seu chapéu preto, cigarro de palha atrás da orelha, cuspindo no cabo da enxada, nos chamando para o trabalho, também não estava lá. O meu tio contando causos de assombração, à noite, ao redor do fogão a lenha, também não estava lá. O fogão caipira com fumaça saindo pela chaminé não estava lá. Os pés de café não estavam lá, nem os pés de quiabo , abóbora, pepinos e melancia. Continua lá o rio todo assoreado, sem peixes e com poucas árvores. As águas que passaram aí por este rio se encontram em alguma parte do oceano. Continua lá a terra fértil, produzindo agora muita soja e trigo. Deixei lá algumas lágrimas de tristeza e alegria, molhando aquele solo para mim sagrado. Meu passado continua lá. No meu cérebro este filme continua ativo e colorido. Nada é eterno. Os personagens deste filme estão partindo aos poucos. Não demora e ninguém mais vai se lembrar deste sítio encantado, da minha infância querida, que não volta mais.

Um dia, quem sabe, em espirito, possa reunir todos os personagens , sentados ao redor de uma grande mesa, saboreando as carnes gostosas assadas no forno caipira de tijolos a lenha, preparadas pela tia Luiza, avô Dolores e minha mãe, e poder ouvir de novo as estórias engraçadas do tio Mané e tio Toni. E depois do almoço a molecada correndo para o banho de cachoeira. Ver de novo minha avó Dolores cuidando para que ninguém se afogasse. Coitada nem sabia nadar, mas advertia,: Zé Carlos não vá na parte funda da rio.... E era apenas um riacho com uma lâmina de água que não passava de 30 cm. Amor de vó... Vou encerrar e enxugar as lágrimas que escorrem no meu rosto. JOSÉ CARLOS FARINA. Rolândia norte do Pr.