A Páscoa não é "brasileira" !

... 86% Da população brasileira no ultimo IBGE se declararam "crentes". Católicos são 64% e "Evangélicos" 22%.

A Páscoa é uma das 7 festas do calendário judaico. Talvez a mais importante. Como o cristianismo nasceu dentro das sinagogas e templos judaicos, como mais uma das diversificadas seitas semitas da época. Sendo o Brasil, por uma questão histórica, tendo Portugal por colonizador católico; temos uma herança judaico\cristão muito forte e marcante na nossa cultura. Os países ibéricos participaram de uma contextualização que nos reporta ao movimento da "Contra Reforma". Catequizar neófitos era uma das suas grandes conquistas. E o "brasileiro" fazia parte deste movimento praticado por excelência pelos Missionários da Coroa ou da Companhia de Jesus: Os Jesuítas. Explica-se a aceitabilidade desta festa judaica em nosso solo de mãe gentil. A proximidade entre o judaísmo e o cristianismo foi responsável por tal feitura. Diferentemente de outras festividades que se candidataram também a oficializar-se em nosso Brasil, mas que foram tão logo da sua chegada e gênesis, mortas pelo exclusivismo cristão\católico\português. Exemplo dos festejos africanos e ameríndios, que foram satanizados e receberam a dura penalização. A Páscoa é judaica e não devemos nos esquecer disto! Foi celebrada pela primeira vez no Egito quando os "hebreus" ainda eram mantidos como escravos por Faraó, segundo relatos bíblicos. Sendo uma festividade judaica, todas as interpretações, figurações, exegeses e tipologias sobre ela, não passarão de mera presunção teológica do ocidente\cristão! Fato é que a Páscoa nada nos lembra a religiosidade brasileira!

Boa Páscoa!!!

rsrs

filoliveira
Enviado por filoliveira em 08/04/2023
Código do texto: T7759073
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.