DALAI na LAMA

 

 

Para quem ainda não sabe do que se trata esta fotografia, ela é sobre um evento que ocorreu há dois dias com a presença do "líder espiritual" Dalai Lama. Era um evento público, e um menino se aproxima do tal líder e este pede que ele o beije na boca; o menino, constrangido e sob risadas conciliadoras da audiência, o obedece. Então, após encará-lo por alguns segundos, Dalai Lama estende a língua e pede que o menino a sugue. As imagens estão desfocadas, então não sabemos se o menino o obedeceu; dizem que não. Mas fico pensando na exposição desta criança, e no efeito psicológico  que isso terá sobre ele durante todos os anos vindouros da sua vida.

 

Porque uma pessoa que ele e sua família respeitam demonstrou que não tem respeito por eles, e revelou tendências pedófilas, além de humilhá-lo em público. Não sei se as risadas da platéia foram conciliatórias, do tipo "Sua Santidade está só brincando, pois sendo Sua Santidade, ele tem dieito a fazer o que quiser", ou se eles riram por constrangimento, por acharem que não havia mais nada que pudesse ser feito, ou talvez tenham rido de nervoso mesmo. Mas o fato é inegável, imperdoável, execrável.

 

A lição que isso nos deixa é a de que não devemos - não podemos - confiar em ninguém, e muito menos, endeusar pessoas ou depender de alguém para nos desenvolvermos espiritualmente. Religiões são sobre ganhar dinheiro fácil às custas dos outros, e todos aqueles que pregam perfeição, impondo-a aos outros, têm suas podridões escondidas - e elas podem ser incomensuráveis. 

 

Cristo não mandou ninguém fundar igrejas ou templos. Ele apenas pediu que espalhassem a Sua palavra. Buda iluminou-se debaixo de uma árvore, e não dentro de um templo, o que prova que há mais sabedoria em uma árvore e em sua contemplação do que em qualquer ser humano. Tudo o que precisamos saber está na natureza, e nós a trazemos dentro de nós. O local de onde surgem as nossas perguntas também guarda as respostas - pelo menos, aquelas que estamos preparados para ter, ou merecemos saber.

 

Seja seu próprio guru.

 

 

 

 

Ana Bailune
Enviado por Ana Bailune em 12/04/2023
Código do texto: T7761754
Classificação de conteúdo: seguro