"Quando colam os olhos, fecham a janela do mundo"

- Uma reflexão sobre a importância da abertura para a transformação na psicoterapia.

Na psicoterapia, um dos principais objetivos é promover a transformação pessoal do paciente. Para que essa transformação aconteça, é necessário que o paciente esteja aberto e disposto a enfrentar seus desafios, seus medos e suas dores. Porém, muitas vezes, essa abertura é dificultada pela resistência interna do paciente, que pode ser manifestada de diferentes formas, como a negação, a minimização dos problemas ou até mesmo a evitação do contato com os sentimentos.

Uma das formas mais comuns dessa resistência é quando o paciente "cola os olhos", ou seja, quando ele se fecha para a possibilidade de enxergar algo novo e se recusa a encarar seus próprios conflitos. Isso pode acontecer quando o paciente se apega a uma visão limitada de si mesmo e do mundo, que acaba por bloquear sua capacidade de ver além do que já conhece.

Ao fechar a “janela do mundo”, o paciente acaba por se privar de novas possibilidades de compreensão e de novas formas de lidar com seus problemas. Isso impede que ele avance em seu processo de transformação e pode levar a um sentimento de estagnação ou de frustração na terapia.

Por isso, é fundamental que o paciente esteja disposto a abrir-se para o desconhecido e para o novo, e que se permita vivenciar experiências que possam desafiá-lo a crescer. A abertura é a chave para a transformação na psicoterapia. Quando o paciente se dispõe a olhar para si mesmo com honestidade e coragem, ele abre espaço para a descoberta de novas possibilidades, para o crescimento pessoal e para a superação de seus limites.

Portanto, é importante que o paciente esteja consciente de suas resistências e que se esforce para superá-las, mantendo sempre a mente aberta para novas formas de encarar a vida e seus desafios. A psicoterapia pode ser um caminho de transformação profunda, mas para que isso aconteça é preciso que o paciente esteja aberto e disposto a se deixar transformar.

Abilio Machado sob uma frase ouvida na tarde deste 09 de abril de 2023.20h05