Apenas um breve dizer sobre Pio XII

Lá pelos anos de 1890, o moço, Eugenio Maria Giuseppe Giovanni Pacelli, esse italianinho tinha seu ideal, ser padre, não era pobretão, possuía algo da nobreza, seus familiares tanto os antepassados eram pessoas cultas, inteligentes, possuíam posses. Além disso seguiam o catolicismo religiosamente, estavam entranhados juntos com o pessoal do Vaticano.

Sendo assim, no dia 2 de abril de 1890, o inteligentíssimo moço, Eugenio Pacelli que nasceu em 02/março/1876, é ordenado sacerdote. Sem muitas enrolações podemos dizer que seria o futuro Papa Pio XII.

Pelo menos minha opinião, baseado pela história posso dizer:

--- Pio XII foi um grande Papa! Podemos falar, sua Santidade sim.

Lógico que muitos me acompanham dizendo que realmente foi. Outros talvez por sérios outros motivos, ou mesmo não conseguirem entender aquele que esteve no meio de vários embates terríveis, possam dizer:

--- não, o Papa Pio XII contribuiu realmente com os nazistas!!!...

Eu digo, não, não, criaturas de Deus, a Sua Santidade não compactuou com esses semeadores do mau! Quer dizer pelo menos eu não acredito. Vou explicar a minha tese, então depois quem quiser pode expor a sua. Então lá vai:

--- Eugenio Pacelli, depois de ordenado padre, ocupa várias funções, pela sua erudição, formado com louvor em filosofia, teologia, grande inteligência, ao mesmo tempo humilde e piedoso, grande capacidade em comunicação, encarregado de várias ligações entre o vaticano e praticamente com o mundo todo. Tudo que considerava maléfico ao ser humano, ele combatia com todo rigor, nazismo, comunismo fascismo e mais outras correntes existentes, (isso veremos neste texto) foi um autêntico defensor aos necessitados. Desde sua proximidade com o Papa Leão XIII, foi escolhido em muitas funções múltiplas em que a igreja ter o dever em participar em qualquer área que envolve o ser humano. Pacelli se envolve assim com reis, rainhas até mesmo com vários líderes mundiais, até mesmo na primeira Guerra Mundial. Apesar que mesmo com todo seu empenho, alguns resultados não foram muito animadores.

Em 10 de fevereiro de 1939, Pio XI falece. Em 2 de março do mesmo ano, Eugênio Pacelli é eleito Papa, escolhendo o nome de Pio XII. O perigo já rondava a todo vapor naquela época, a Segunda Guerra Mundial, praticamente estourando. Como está tudo registrado, os judeus comiam o pão que o diabo amassou. Um dos diabãos, o Adof Hitler, seguidos pelos não menos cruéis os diabos nazistas!

Os que atestam contra Pio XII, afirmam que:

--- ele ajudou bastante os nazistas, não defendeu aqueles que estavam nas garras daqueles monstros ferozes, que ele apesar de ser um líder de expressão, estava nas mãos do terrível ditador da Alemanha, que planejava conquistar o mundo. Milhões de judeus e outros infelizes eram subjugados a sofrimentos atrozes e mortos também e o Papa praticamente em silêncio... os acusadores deixou o bondoso Papa apesar de já estar com o Criador, no banco dos réus.

Apesar de Pio XII não ter necessidade de defesa, mas vamos defende-lo um pouco, para isso usar o que ele fez, justamente em defesa dos judeus:

--- pra início de conversa, podemos analisar se ele naqueles tempos batesse de frente com Adolf Hitler e os nazistas, não seriam só aqueles milhões de judeus que foram mortos na maior judiação, seriam marginalizados muito mais até mesmo no resto do mundo. Quando ele era cardeal em 1937, condenou veementemente o nazismo justamente por causa de sua ideologia racista e pagã.

Depois sendo Papa oferece sua fortuna na qual tinha direito e alguns bens do Vaticano para comprar a liberdade de centenas de judeus presos na Itália que já estava no poder de Hitler. Calcula-se que Pio XII tenha salvo mais ou menos uns 700.000 judeus. Comprovando essa prova incontestável, no dia em que Pio XII faleceu, Golda Meier, ministra do Exterior de Israel disse:

---“Choramos a um grande servidor da paz que levantou sua voz pelas vítimas quando o terrível martírio se abateu sobre nosso povo”.

Sendo assim, não precisa dizer mais nada, Pio XII se ainda estiver no banco dos réus, o juiz poderá bater o martelo, e simplesmente o inocentar...

Talvez este meu texto tenha alguns com ideias contrárias, colocar argumentações parecendo lógicas para condená-lo, mas pelas minhas argumentações, baseadas firmemente em alguns dados, eu digo que ele realizou muito mais coisas admiráveis e não caberia num simples texto meu.

E ASSIM MEUS AMIGOS, CAMINHA A HUMANIDADE!!!...