Na Sala dos Espelhos

Ora, o que me fez retomar a investigação não foi apenas a simples curiosidade, mas antes, o desejo de reviver aquela experiência. Desta vez, porém, pretendia fazê-lo por completo, afinal, da primeira vez fora algo ocorrido de forma acidental.

Quando entrava na adolescência, e isso já faz um bom tempo, assisti a um comercial pela tevê que chamou minha atenção, não pelo anúncio publicitário em si, e sim pela música que tocava ao fundo.

Acostumado às guitarras elétricas e a andamentos rítmicos acelerados, meus ouvidos tomaram contato com uma sonoridade totalmente desconhecida: as batidas sequenciadas produziam um efeito hipnótico no meu cérebro, e os arranjos pareciam saídos de um universo onírico.

Durante algumas semanas tentei em vão descobrir o nome da canção, da banda ou quem sabe, do artista solo que produzira aquele som incrível.

Ali nos anos 80s as rádios e a tevê eram praticamente as únicas disseminadoras de conteúdo musical. Infelizmente nunca ouvi a música que despertara minha atenção incluída na programação diuturna de nenhuma estação de rádio e tampouco veiculada na televisão em forma de videoclipe ou por outro meio qualquer que fosse.

Para piorar, com o tempo esqueci completamente de qual produto era aquele anúncio comercial, porém, aquela melodia jamais saiu da minha cabeça. Mal sabia que precisaria esperar ainda durante muitos anos até que uma nova tecnologia me auxiliasse a desvendar o mistério.

Agora em 2023, utilizando a pesquisa por música do Google, apenas cantarolei aquela melodia intacta em minha memória e, voilà, fim do mistério.

Em 1977, época de grande efervescência cultural e criativa, o grupo alemão Kraftwerk, considerados os pioneiros da música eletrônica, lançou o ótimo álbum Trans Europe Express, e é nele que está a música de sonoridade única que todos esses anos ficou ressonando em meu cérebro, The Hall Of Mirrors.

Coloquei um sorriso de satisfação no rosto e viajei na canção cuja letra mesmo nos dias atuais traz algo para refletir.

The Hall Of Mirrors foi utilizada nas propagandas dos calçados STARSAX.

Não perca as suas memórias, cultive as boas lembranças, e por mais que possa parecer insignificante aos outros, nunca desista de buscar ou resgatar tudo aquilo que pode lhe proporcionar alguns momentos genuínos de paz, amor, harmonia, equilíbrio e felicidade.

Olhe para o espelho diariamente e veja o que você está promovendo de edificante na vida daquele ser refletido.