MUSEU FERROVIÁRIO

Fomos conhecer o Museu Ferroviário na cidade de Jundiaí/SP, instalado nas dependências da antiga sede da estrada de ferro paulista, ligação entre o porto em Santos e a cidade que reunia a produção regional de café.

O acervo bem conservado contém peças de locomotivas e de vagões de passageiros, mercadorias em geral ou animais, móveis e utensílios das estações, balança e volumes (baús e malotes) usados para o transporte. além da variada coleção de cadeados, instrumentos musicais, chapéus, fotografias, fichas para anotações gerais de funcionários, livros encadernados de autores diversos, cadeiras residenciais e de escritório, máquinas de escrever, carimbos, mesa de telefonista, telefones, sinos de locomotivas e de estações, sinaleiras, placas de vias e miniaturas das máquinas a vapor e dos vagões para os diversos usos.

É notável o cofre de madeira guarnecido com ferro para transporte de dinheiro em espécie

Semelhante ao que se vê no Minimundo em Gramado/RS, há miniatura de uma cidade com um trenzinho elétrico girando, girando, girando...

Há de se lamentar que a única locomotiva em exposição está sendo deteriorada pala ferrugem e rigores do tempo por estar estacionada no pátio de manobras sem nenhuma proteção.

Assim como a evidente falta de consciência pela preservação da história demonstrada pelas novas gerações. Jovens e crianças precisam ser constantemente advertidas pelo funcionário do museu para não tocarem nas peças, ou sentar nos móveis em exposição, porque os pais dos miúdos não têm voz ativa para conter a má (ou a falta de) educação dos seus filhos.

É preocupante a expectativa de futuro do nosso país pela degradação de valores, pela irresponsabilidade parental e pela falta de respeito pelo nosso passado histórico.