SÃO JOÃO NO NORDESTE

Hoje é o Dia de São João. Mas a festa começa efetivamente na véspera, dia vinte e três.

A partir das dezoito horas começam a ser acesas as fogueiras montadas nas portas das casas ou em terrenos próximos. As cadeiras estrategicamente colocadas em derredor das fogueiras para apreciar o crepitar das chamas e o estalar das madeira, na maioria das vezes galhos e troncos secos que lentamente vão queimando e iluminando a noite.

O nordeste se engalana com as cores de bandeirolas esticadas por cordas em toda a extensão das ruas.

Balões coloridos enfeitam o céu ofuscando o brilho das estrelas deslizando ao sabor do vento.

As crianças estilizadas de roupas de matutos e chapéus de palha divertem-se enquanto soltam fogos na noite de São João.

Os adultos conversam animadamente enquanto degustam as iguarias tais como canjica, mugunzá, pamonha, bolo de milho e de macaxeira, milho cozido ou assado e batata doce nas brasas das fogueiras.

Os deliciosos licores de frutas dos quais os mais populares são os de genipapo e maracujá aquecem a noite com temperatura amena.

A música ecoa por todo lado. Forró jenuino de pé de serra. Não essas músicas que dizem ser sertanejas mas que de sertão só tem o nome.

Luiz Gonzaga comanda o desfile de músicas que nunca são esquecidas.

Os adolescentes e adultos improvisam uma dança de quadrilha dançando em volta das fogueiras ao ritmo das músicas.

O sereno cai mas ninguém se importa e se divertem noite adentro. É dia de festa. É São João no nordeste.

Respeitem e preservem nossa tradição.

Valdir Barreto Ramos
Enviado por Valdir Barreto Ramos em 24/06/2023
Código do texto: T7821084
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.