Para além da positividade tóxica

A forma como enxergamos a vida sempre me fascinou: a perspectiva daqueles que conseguem vê-la através de um prisma positivo. No entanto, ao longo dos anos, com a popularização da gratidão e das "good vibes", parece que isso se transformou em uma simples tendência para ser compartilhada em um post do Instagram.

Tanta gratidão chega a me irritar. Desde quando não podemos nos irritar ou entristecer com algo? Agradecer pela dor e pelas provações? Eu quero ter o direito de reclamar e expressar a verdade de que nem tudo está bem. Por outro lado, conviver com pessoas que reclamam constantemente, que acham que nada está bom e que veem tudo através da negatividade, é desgastante e chega a ser adoecedor. A verdade é que ambos os extremos nos levam à toxicidade.

É importante enxergar o lado bom das coisas, mas de forma realista e equilibrada. Precisamos parar de fantasiar e encarar a realidade como parte do processo de amadurecimento. É necessário ter clareza quando estamos vivendo algo difícil na vida e todas as suas consequências e desdobramentos.

Vamos buscar um equilíbrio, valorizando o positivo sem ignorar o que nos afeta. Sejamos autênticos, dando espaço para nossas emoções e experiências genuínas. É assim que crescemos e nos tornamos mais resilientes.

#Reflexão #Equilíbrio #Autenticidade #Realidade #Resiliência