Bombeiros?!... seres fenomenais

Venham, venham depressa o edifício todo está em chamas!

E os experientes salvadores encaminham para o local,

os bombeiros brasileiros combatem o fogo abrasador,

ignorando o calor, enfrentando com isso a morte,

dão a própria vida pra salvar outras, e quantas!...

ah! Não só combate ao fogo, outros combates também, vejam:

Vai ser um dia belíssimo?

Vai sim, porque a natureza parece clamar, afirmar que eles merecem um dia assim. 2 de julho, comemorado o dia dos bombeiros! Decreto assinado por Dom Pedro II, em 1856, dia desses nossos salvadores. Antigamente acreditava-se que o Corpo de Bombeiros tinha por finalidade apagar incêndios. De fato o objetivo do Monarca era mesmo que a missão dos bombeiros fosse apagar fogo, havia muito incêndio naquela época, as florestas queimavam pra valer. Hoje em dia os bombeiros tem múltiplas funções, (multiplicaram seus afazeres) entre essas atividades é a defesa do povo, ajudar no que for preciso. Salvamentos espetaculares de pessoas, animais, florestas. Preparados também para as incompreensões, conseguem suportar muitos tipos de pressões, situações desagradáveis. Os jovens quando estão preparando pra entrar nessa corporação, ou quer dizer: -- quero ser bombeiro! A preparação psicológica além da física é essencial.

Há uns anos atrás, 5, 6, anos mais ou menos, eu estava num ônibus circular de minha cidade, de repente um idoso começa a passar mal, de alarmar mesmo, o ônibus para de circular, alguém prontamente do celular liga para os bombeiros, passado um tempo, os bombeiros chegaram. Um cidadão muito zangado diz:

--- puxa a vida! Vocês demoraram!!! Um dos bombeiros calmamente falou:

--- recebemos a ligação faz cinco minutos meu senhor, viemos muito rápido mesmo!

O polêmico cidadão não teve mais nada que dizer.

Vi vários procedimentos eficientes desses militares aqui em minha cidade de São Lourenço de Minas Gerais. Apagar incêndios, salvamentos de toda espécie, sou testemunha de muitas reclamações inconcebíveis também, como esta:

--- às vezes chama e eles não vem, demoram uma eternidade...

Mas esses reclamantes de plantão, esquecem que os bombeiros recebem muitos telefonemas que são puras brincadeiras de mal gosto. Portanto quando recebem alguns pedidos de socorro, várias perguntas devem fazer, apurar muito adequadamente.

Vou falar um pouco dos bombeiros de nossa bela capital mineira, a conhecidíssima Belo Horizonte. Posso saber um pouquinho desses heróis de lá, porque meu filho Leandro, pertence a essa brilhante corporação, o Sargento Leandro.

Ali também nossos heróis trabalham muito e brilhantemente. Teria muita coisa pra contar entre os casos engraçados e os sérios mesmo, de que eles tem de resolver, não caberia nesta simples crônica.

Numa certa ocasião eles recebem um telefonema, parece que era pedido em desespero:

--- alô, venham depressa, estamos sentindo um cheiro insuportável, no nosso quarteirão todo, poderiam fazer uma vistoria num edifício aqui?

Os bombeiros dirigiram-se ao local, depararam com um indivíduo que estava morto durante muitos dias... o procedimento foi rápido e muito eficiente, porque a carne humana em decomposição o odor é mesmo insuportável.

Uma moradora do local, emocionada faz a brilhante declaração:

--- vocês são uns anjos salvadores, que Deus os recompense sempre, (foi muito mais brilhante o agradecimento dessa senhora, não consigo descrever com perfeição.

Então é assim a vida desses bombeiros, merecem ser elogiados todos os dias.

Perguntei ao meu filho:

--- Leandro, como vocês lidam às vezes com as incompreensões, que devem ser muitas? Ele simplesmente responde:

--- de fato recebemos algumas sim, mas algumas pessoas conseguem nos emocionar com os belíssimos agradecimentos e temos o consolo principal:

--- Deus nos recompensará nos protegendo sempre...

PARABÉNS, BOMBEIROS NESSE BELÍSSIMO DIA 2 DE JULHO...