ANTOLOGIA DE CRÔNICAS REFLEXIVAS À LUZ DA SÃ CONSCIÊNCIA — Crônica (73): A Chama da Generosidade.

Era um dia ensolarado quando me deparei com as palavras finais que ecoavam em meu coração. O tema da doação e da generosidade pairava sobre minha mente, despertando reflexões profundas sobre o que significa ser grato e como podemos ser instrumentos nas mãos de Deus para abençoar o próximo.

Deus, em sua infinita sabedoria, não deseja impor restrições ou regras rígidas sobre nossas ofertas. Ele nos concede a liberdade de decidir onde, como, quando, quanto e o quê doar. Essa é uma confirmação de gratidão, uma oportunidade de expressar nossa devoção e reconhecimento pela abundância que recebemos.

Ao olhar para o mundo à minha volta, sinto um apelo profundo para que cada um de nós dê uma chance a Deus para nos usar de maneira significativa na evangelização. É um chamado para confiar em sua provisão e acreditar que Ele multiplicará os bens que nos foram confiados. Jesus é o mestre da multiplicação, e Ele tornará nosso trabalho bem-sucedido quando nos entregarmos a Ele de coração aberto.

Recordo-me das palavras proferidas por Jesus: "Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo reino de Deus, então receba muito mais neste mundo e no mundo vindouro a vida eterna". Essa promessa divina transcende qualquer organização terrena, qualquer estrutura religiosa ou instituição secular. Somente Jesus Cristo pode cumprir essa promessa, trazendo bênçãos além do que podemos imaginar.

Portanto, decido com firmeza que "eu e minha casa serviremos ao Senhor". Essa devoção vai além das obrigações formais, além das contribuições regulares. Trata-se de um compromisso pessoal de estender a mão ao próximo, de oferecer ajuda direta àqueles que mais necessitam. É um chamado para abraçar a generosidade como estilo de vida, como uma expressão tangível do amor de Deus em nossas vidas.

Ao refletir sobre essa jornada, percebo que a verdadeira gratidão se manifesta não apenas em palavras, mas em ações concretas. A chama da generosidade deve arder em nosso coração, levando-nos a compartilhar nossos recursos, nosso tempo e nossa compaixão com aqueles que estão ao nosso redor.

Que possamos despertar para a responsabilidade que temos como filhos de Deus. Que a chama da generosidade nunca se apague em nós. Que possamos ser uma fonte de bênçãos para o mundo, mostrando ao próximo o amor incondicional que recebemos.

Concluo, portanto, que a verdadeira doação vai além do cumprimento de um dever religioso. É uma resposta amorosa a um Deus que nos amou primeiro. É uma oportunidade de sermos canais de graça e instrumentos de mudança na vida daqueles que nos rodeiam.

Que a mensagem desta crônica ecoe em nosso coração, inspirando-nos a viver uma vida de generosidade, gratidão e amor ao próximo.