ANTOLOGIA DE CRÔNICAS REFLEXIVAS À LUZ DA SÃ CONSCIÊNCIA — Crônica (77): A Necessidade do Discernimento: Palavras Falsas e Verdadeiras.

Você já se viu diante de acusações, chamado de mentiroso, falso ou qualquer outro adjetivo ofensivo? Essas palavras cortantes atingem nossa alma e despertam a necessidade de uma resposta carinhosa, que desvende a essência da verdade e desmascare os verdadeiros impostores. Pois, afinal, quem é o mentiroso senão aquele que nega a verdadeira identidade de Jesus Cristo? Quem ousa negar o Pai e o Filho, mergulhando na escuridão de suas falsidades?

Mas, há um outro tipo de falsidade ainda mais grave que os afasta as pessoas de Cristo. É aquele que distorce os reais propósitos de Sua missão, colocando palavras em Sua boca para manchar Sua reputação Divina. E eles dizem como se fosse Jesus falando: "Está sobre nós a responsabilidade de levar o dinheiro ao Templo. 'Eu, Jesus, provi cem por cento para meus servos e exijo dez por cento para as despesas do Templo.' Portanto, devemos primeiramente entregar o dinheiro de Jesus ao Templo, o dízimo, e o restante fica para nós, para nossas despesas e para ajudar os irmãos necessitados."

Essas insinuações nos fazem questionar: Qual Templo? Quando Jesus teria dito algo assim? Qual "Jesus" estão citando? Onde encontramos confirmação para essa suposta "verdade" na Bíblia? As dúvidas pairam no ar, obscurecendo a clareza das palavras e trazendo à tona a necessidade de discernimento.

É nesse momento que me recordo de uma passagem das Escrituras, que ecoa em meu coração como um farol de sabedoria: "'Foi-te anunciado, ó homem, o que é bom, e o que Iahweh exige de ti: nada mais do que praticar o direito, gostar do amor e caminhar humildemente com o teu Deus!'" (Mq 6:8 BJ). Aqui reside a verdade, a essência do que Deus verdadeiramente requer de nós. Não são palavras distorcidas, mas sim a busca pela justiça, o cultivo do amor e a humildade ao caminhar ao lado do nosso Criador.

Diante dessas reflexões, concluo que a verdade é uma preciosidade a ser buscada e preservada. É nosso dever discernir entre os enganos e os caminhos autênticos, identificando os que negam a verdadeira identidade de Cristo e os que manipulam Seus ensinamentos para atender a seus próprios interesses.

Portanto, convido cada leitor a mergulhar em um processo de investigação espiritual, a examinar cuidadosamente as palavras e ações dos que se dizem seguidores de Cristo. Não se contentem com discursos vazios, mas busquem alicerces sólidos na Palavra de Deus, iluminados pelo amor, pela justiça e pela humildade.

Que possamos resistir às mentiras que tentam obscurecer a verdade, permanecendo firmes em nossa fé e compartilhando a mensagem impactante de que o verdadeiro seguimento a Cristo transcende os interesses mesquinhos.

______________________________________________

FECHOU COM ESTA A ANTOLOGIA DE CRÔNICAS REFLEXIVAS À LUZ DA SÃ CONSCIÊNCIA nº 77