O Filho pródigo e o Irmão mais velho

Na parábola do filho pródigo. O filho mais velho é que é o problemático. É o fariseu da parábola. É aquele que não se diverte na festa, não dança, não festeja, não tem amigos, não celebra a vida, não faz um churrasco... pq tudo pra ele é pecado. Ele tem tudo dentro de casa do bom e do melhor; aquilo que é do pai é dele, mas ele só trabalha. Só sabe cantar uma única música chata. A vida pra ele é um fardo de compromissos intermináveis. E mais e pior, estara sempre pronto a acusar o irmão mais novo de irresponsabilidade, de ser um dissoluto, devasso... não aceita o retorno arrependido do irmão mais novo pra casa. E questiona o pai do pq ter feito uma festa de recepção para receber o irmão que quase morreu na rua.

Mano.

O radicalismo do irmão mais velho não o deixa enxergar que o irmão dele iria morrer ou ser morto na rua e agora estava a salvo dentro de casa. Ele preferia que irmão estivesse morto.

Nossa!

Taí o crente chato, radical que nunca se diverte na vida e com a vida e morre de inveja e raiva de quem teve a coragem de ser verdadeiro e honesto consigo e com seu pai.

Sofreu lá fora. Apanhou da vida. Comeu bolotas de porcos, virou servo ... mas conscientemente disse "ERREI. VOLTAREI PARA MEU PAI"

Ei. O pai estava ali, o tempo todo na janela esperando o filho aventureiro. Abraçou o SEU filho. Chorou com ele. MUDOU as suas roupas. E fez um baile de boas vindas.

Que parábola. Que narrativa.

O irmão mais velho teve que aceitar como irmão, aquele a quem o pai aceitou como filho.

Mesmo não sendo do mesmo partido. Mesmo não sendo da mesma filosofia. Mesmo não sendo da mesma IGREJA. Da mesma religião. Mesmo não sendo santarrão como ele. Teve que aceitar o irmão peralta.

Entenda. Você saindo da casa do pai ou ficando nela, você nunca deixará de ser filho, até pq, Deus nunca deixará de ser seu pai.

Professor Moisés (adaptado)

filoliveira
Enviado por filoliveira em 23/07/2023
Código do texto: T7844100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.