Urinando sangue

Se você é homem, é uma experiência aterradora, embora possa ocorrer também com mulheres. Ver sua urina saindo misturada com sangue.

Foi de manhã, ontem, 03/08/2023. De início, não dei muita bola, achei que fosse algo passageiro.

Mas à tarde, quando a bexiga demandava uma nova descarga de urina, achando que tudo voltaria ao normal, fiquei alarmado quando a água no vaso ficou totalmente vermelha.

Consultei a Internet e ali dizia que a hematúria (urinar sangue) não deve alarmar ninguém, porque existem vários motivos benignos, como um esforço físico maior que se fez ou um tumor benigno na próstata, entre outros motivos. Mas dizia também que não devia se desprezar diagnósticos mais graves, como uma infecção urinária ou um câncer.

Mesmo assim, alarmei-me demais e liguei para meu urologista, que não se encontrava na clínica. Relatei meu problema para a recepcionista, que concordou com a minha proposta de ir ao pronto-socorro, onde exames seriam feitos na hora.

Então, na consulta com a médica de plantão no pronto-socorro, ela me tranquilizou muito ao lembrar-me de que o problema podia estar no anticoagulante que tomo regularmente devido à prótese aórtica que tenho no coração. Eureka!, nem me viera à cabeça essa possibilidade.

Depois dos exames de urina e sangue, por cujos resultados esperei pacientemente numa sala tomando soro, fui chamado pelo novo plantonista e o resultado deixou-me eufórico. O INR (índice de coagulação do sangue) estava exageradamente alto, num nível que eu nunca tinha visto antes (3,98 unidades, quando deveria, para o meu caso de cardiopata, estar entre 2,00 e 3,00 unidades). Então o diagnóstico da médica estava correto. Providência imediata: reduzir a dose diária do anticoagulante.

Voltei para casa feliz da vida, por tudo voltar ao normal após uma perturbação tão grande do espírito.

Mais uma vez confirmo a tese que defendi num ensaio que escrevi aqui no Recanto das Letras, de título "O tempo reduz um evento impactante à sua real dimensão", a de que os eventos que nos impressionam não devem ser tomados por seu valor imediato de impacto, que, sendo falsos, nos enganam, que eles só revelam sua dimensão real com análises mais racionais (como foi, no caso, o diagnóstico médico que me tranquilizou imensamente), ou com o passar do tempo.

Paulo Tadao Nagata
Enviado por Paulo Tadao Nagata em 04/08/2023
Reeditado em 23/11/2023
Código do texto: T7853079
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.