Homenagem aos pais biológicos, ou não!

O pai exemplar...

O que é um pai exemplar? É difícil definir, dado que somos ímpares em nossa personalidade. E cada um tem uma trajetória de vida diferenciada nesta nossa sociedade que muda seus valores a cada dia que passa. Tudo está em transformação - uma nova revolução está acontecendo com a chegada da internet e da IA (inteligência artificial) – e com elas novos valores, novas profissões, novas maneiras de viver. Uma sociedade cada vez mais heterogênea e menos homogênea.

Nada é definitivo neste século. Os valores morais de ontem não são os mesmos de hoje. O casamento não é mais composto pela simples configuração marido e mulher – surgiram outras formas para o contrato nupcial: como a união estável. Há também casais do mesmo sexo, casais que não querem ter filhos etc. Enfim o mundo mudou e muda a todo instante.

Mas creio que a base para ser um pai exemplar, continua com as mesmas características e fundamentos. Geralmente este homem/pai, tem princípios morais, sociais e está presente na criação dos filhos em todas as etapas do seu crescimento, quando a vida lhe permite. Esforçam-se em dar bons exemplos a sua prole, preocupando-se com o futuro deles: dando-lhes, boa educação; condições de saúde, e principalmente orientação na formação do caráter de seus filhos. Claro que a conexão deles com o mundo interfere, mas se o caráter foi bem formado, não haverá desvios, e consequentemente tranquilidade com o futuro deles. É um exagero dizer “tal pai tal filho”, porque cada um tem sua história – e quase sempre os caminhos escolhidos por um filho, nesta vida efêmera e instável, são diferentes de seu pai, e um pai exemplar apoia essas escolhas, mesmo que não seja o que tinha planejado para eles.

Mas, se vocês me permitem vou contar alguns pequenos flashes da minha história para ilustrar o que estou expondo:

- Não conheci meu pai, por algum motivo, ele não esteve presente em minha vida, desde meu nascimento, mas não o culpo. Quem sou eu para julgá-lo? Em compensação minha mãe uniu-se novamente com um homem simples, mas de muito caráter. Ele, profissão carreteiro, integro e trabalhador, assumiu minha mãe já com três filhos, e tiveram mais três, no final ficou uma família composta por quatro meninas e dois meninos, incluindo eu.

Acreditem, ele foi presente, amoroso, e um exemplo para todos, apesar de viajar muito. Ensinou o certo e o errado segundo a visão de um homem simples e trabalhador. Valores que passou para todos, e apesar das dificuldades que teve nunca deixou faltar nada para nós, inclusive tem um patrimônio considerável, para os padrões de sua profissão (motorista profissional) conseguido com muito suor, e com uma capacidade de fazer valer cada centavo que ganhou de maneira invejável. Quando ele se for, e caso eu não vá primeiro, nada quero de sua herança, isso porque quando eu tinha onze anos sai de casa e cai no mundo até construir minha própria família, e sinceramente vi e testemunhei ao longo dos anos, o quanto ele trabalhou para conquistar esse patrimônio. E do meu ponto de vista, são seus legítimos herdeiros os três últimos filhos – um menino e duas meninas – meus irmãos por parte de mãe. Seria uma injustiça aceitar parte do seu legado. Ele me deu muito mais do que o dinheiro pode comprar. Ajudou na formação do meu caráter. Agradeço a ele seus exemplos – o carinho e amparo que deu a minha mãe por toda uma vida. Sempre com atitudes que serviram de exemplos para todos os filhos: muita luta, muito trabalho e fé em Deus...Com certeza mais que um simples homem – um pai/padrasto exemplar. E, no decorrer da minha vida, conheci outros homens, dignos do status de pais exemplares e aprendi muito com eles. Pertenciam a diferentes posições sociais (engenheiros, médicos, comerciantes, técnicos de TI, lavradores, pedreiros etc.), mas, todos eles tinham algo em comum – o caráter, a honestidade, visão familiar e social.

Concluindo, acredito estar passando para meus filhos os exemplos desta cartilha da vida, que ensina a ser um bom pai – composta em sua essência por essas três palavrinhas mágicas – exemplo, amor e caráter, que a meu ver são fundamentais e essenciais para um homem ser considerado um pai exemplar!

jaeder wiler
Enviado por jaeder wiler em 11/08/2023
Reeditado em 11/08/2023
Código do texto: T7859403
Classificação de conteúdo: seguro