Independência! Será que você é independente?

Sinônimo de Liberdade, almejada por todos mas indefinida ou Limitada por natureza.

Busca incessante, perpassando dos seres em suas individialidades às instituições sociais e até Nacionais, constitui-se uma conquista breve ou durável, a depender de seus tutores.

Ela é breve ou durável porque pode-se perdê-la se não forem tomados os cuidados necessários no uso e exercício da mesma.

A independência nacional não foi conquistada pelo empunhar das espadas à margem do ipiranga, aliás o uso das espadas, das armas e da força nunca é um bom caminho pra quem quer de fato liberdade e independência.

Sabe-se que custou muito peso, peso de muito ouro pago aos "conquistadores" e às custas de vidas que trabalharam e foram ceifadas também nos garimpos.

Nos dias atuais a luta pela independência é outra e não há um só indivíduo que dela escape. Existe ainda a luta pela independência dos credos, gêneros, etnias, sexualidade, cultural, etc.

Em uma sociedade de tantas cobranças, que foca mais nos erros que nos acertos das pessoas, com notória falta de reconhecimento, é preciso termos a consciência e preservamos também um outro tipo de independência, a independencia da validação e estímulo alheio "os Likes".

Devemos permanecer ou continuar tal e qual como nós somos, a única excessão é mudarmos para melhor, com egoísmo ou cobranças pessoais extremas? Lógico que não!

Precisamos sim nos tornarmos melhores para nós mesmos, deixar de ser o nosso próprio carrasco, sem querer estar certo em tudo, sem querer fazer tudo sempre muito certinho, sem necessariamente obedecer todas as regras e leis à risca, ninguém consegue e nem mesmo é feliz assim, não somos máquinas, temos sentimentos e o direito de errar um pouquinho, e por isso mesmo temos que perdoar também.

É preciso se permitir, redescobrir, reinventar e até se camuflar se necessário para se sentir um pouco mais viva(o) e feliz. Verá que você não é tão fria(o) como lhe fizeram acreditar e se sentir, pelo contrário, o calor da vida pulsa aí dentro, reprimido por tantas Leis e regras que amputam sua liberdade justamente porque lá no fundo lhe negam e usurpam sua independência.

Assim, percebe-se que independencia, embora seja acessivel, na verdade ninguém a possui integral e livremente de modo que agrade a todos em sua volta, mas pode-se usufruir dela no limite do seu mundo, do seu universo, onde só você tem conhecimento do que está acontecendo.

O preço da independência na história do Brasil foi muito ouro e sangue; para outros grupos em momentos diversos foi a luta e o grito; e, nos dias atuais, em muitas situações, talvez seja o silêncio.

Seja Livre! Seja Esperto! E vc terá sim sua Independência.

Cristovão Santos: 07/09/2023