Amizade,goísmo e respeito.

Amizade, egoísmo e respeito!

A amizade tal como hoje a conhecemos e vivemos, tem mudado ao longo do tempo, desde a antiguidade tal como a conhecemos.

Em princípio a amizade é uma virtude, além disso e por isso mesmo, é uma das primeiras necessidades da própria vida centrada na própria pessoa.

O ser humano sente a necessidade de ter amigos, e eles vão surgindo, e se modificando ao longo da própria vida. Não é egoísmo dizer que para além de tudo, o homem se ama a si mesmo, no entanto é preciso que para tentar ser altruísta, é necessário que saiba distinguir os diversos usos que faz da expressão amor por si mesmo. O egoísta, ou melhor dizendo o oportunista, tenta juntar para si mesmo todos os bens possíveis e as honrarias que o dinheiro lhe proporcione. Não amam mais ninguém que a si mesmo, escondem muito bem os seus desígnios, mesmo entre os justos, pretendem destacar-se pelas virtudes que jamais tiveram.

O outro ser humano o Justo, o altruísta, terá sempre aquilo que é seu para que o seu amigo viva com dignidade. O dinheiro passa de mão em mão, do amigo para o avarento, mas o que ficará para sempre foi o bem que ele fez, e em boa verdade quando o bem surge e se torna visível, nós ajudando outros é como se estivéssemos a amar-nos a nós mesmo.

E assim temos a verdadeira amizade, no nível inferior temos a amizade por interesse, aquela amizade hipócrita em que o homem não ama o seu amigo pelo que ele é realmente mas p’elas vantagens que isso lhe trará.

A verdadeira amizade entre os bons dada a sua perfeição dura para sempre porque o amigo verdadeiro não muda o seu carácter e a sua virtude.

Quo Vadis
Enviado por Quo Vadis em 11/09/2023
Código do texto: T7883102
Classificação de conteúdo: seguro