REDE À SOMBRA (BVIW)

Caiu na Rede é peixe! A Rede é social, e pregam que nela é lugar de fazer amizades — ou, pelo menos, de se pensar que se faz. Há quem tenha milhares e milhares de amigos, algo jamais sequer cogitado. De Rede em Rede, a vida agora se enreda e nos enreda em suas tramas. Quem brincava de roda, agora brinca de Rede. E em doses para elefante. Um vacilo, e não se faz outra coisa na vida a não ser gastar-se o tempo em memes, vídeos, fofocas, notícias. E crente de que o Mundo é o que rola na Rede, há quem a ela se entregue de corpo e alma — pelo menos, até que se desvele o palco das ilusórias contradições: fuga de realidade, felicidades inventadas, castelos de areia que não resistem a um leve sopro.

Vale lembrar que amigo mesmo é aquele que, muitas vezes, longe da Rede, não foge ao epicentro do furacão. Mas muita água ainda vai rolar até que soçobrem algumas verdades: a melhor rede é a de apoio, a mesma que nos ampara na hora das tempestades. No mais, ainda acena, irresistível, a rede armada à sombra — aquela que vem com cara de férias, e o trabalho que se tem é só o de passar a página de um bom livro, bebericando de canudinho um excelente coco fresco gelado.

Tema da Semana: Redes da Vida (crônica)