O universo me encanta... (a)

Depois de séculos acreditando que nosso planeta era indestrutível, dotado de força suficiente até para queimar meteoros invasores o homem foi surpreendido por uma força maior ainda, que está entre nós cresce a cada dia. Ela é capaz de dizimar a mãe de todos – A primeira! E única: Sua senhora – a nossa Terra.

Essa força que não pode ser definida por nenhum cientista das ciências exatas, não vem do espaço e, sim dos desejos mais íntimos dos seres humanos: trata-se do ato de fazer guerras desnecessárias, e de consumir além do necessário... Campo estudado, mas ainda desconhecidos pelos maiores neurologistas e outros doutores estudiosos das ciências sobre o comportamento humano. Até hoje sem um diagnóstico final.

Somos sim, como uma formiga, comparados a esse planeta tão grande. Imagine se a comparação for com todo o universo. Com certeza ficaremos ainda menores que as próprias formigas, mas juntos, como um grande formigueiro conseguimos o inimaginável: devastamos florestas inteiras; poluímos os rios e os nossos mares e oceanos. Atitudes insensatas que comprometem todos os seres vivos do planeta. Entre elas, imagine a quantidade de gazes emitidas pela frota imensa de veículos que transitam no mundo de transportes individuais e coletivos, movidas a combustíveis fósseis ininterruptamente – dia e noite! Não precisa de expertise para deduzir a consequência: poluímos o ar que respiramos e aos poucos estamos destruindo até a camada de ozônio na nossa atmosfera, necessária para proteger todos os seres vivos, dos raios ultravioletas, nocivos a todos que habitam nosso planeta.

Curiosamente estabeleceu um clima de guerra, na sociedade atual, entre seus semelhantes. Espelhando-se na própria natureza, onde o mais fraco é o alimento do mais forte. Estabeleceu-se uma regra desumana: cada um cuida de si – e, salve-se quem puder...

Mas nem tudo é desencanto. Várias Ongs fundamentadas com uma consciência holística de todo universo vêm crescendo entre as novas gerações e lutam incansavelmente para mudar o curso dessa história. Alguns governos também já estão cientes: Meios de transportes e equipamentos mecânicos movidos com energias alternativas – e não poluentes: como a eletricidade, e a energia eólica já são realidades. Vivemos uma revolução - uma verdadeira transição. Acredito que num futuro próximo nossos meios de transportes não mais utilizarão combustíveis fósseis...

E a evolução está caminhando exponencialmente. Criamos a IA – Inteligência artificial que está revolucionado os meios de trabalho, utilizando robôs que substituem várias tarefas humanas. E daí, eu me pergunto, será que agora o ser humano também mudará seu comportamento, e vai se preocupar mais em conservar nossa única casa? Eu, acredito que sim!

No meio da nova geração há jovens engajados em melhorar nosso futuro! Chegou aos meus ouvidos que um jovem já se prepara para montar uma empresa de limpeza. A novidade é que essa empresa atuará no espaço. E pelo que se sabe, nestes erros e acertos da corrida espacial, muito lixo gira sobre nossas cabeças, e alguém terá que removê-los!

Ah! Ainda bem que a cada dia aumenta os cidadãos conscientes – alguns defensores da economia verde. Após presenciarem tantos desastres naturais, estão tomando ciência que com a natureza não se brinca. O clima em todo o planeta está, em catástrofes seguidas, dando-nos um alerta. Precisamos alimentar o culto a energia limpa e a conservação das florestas, lutando incansavelmente para conservar o que resta delas para que não sejam destruídas. Derrubou! Queimou! Tem que reflorestar, este é o novo slogan da nova geração! Vamos reflorestar o jardim natural da nossa única casa. É o início de uma mudança radical. E isto é sensacional!

Não é comum, mas ora aqui, ora ali, já recebemos também, um bom dia, um sorriso amigável de um ilustre desconhecido. E já tem até quem dá ajuda os “cegos”!

Portanto, o comportamento humano está mudando e a esperança de preservação do meio ambiente se solidifica, e é por isso que acredito que o universo ainda é um encanto...

jaeder wiler
Enviado por jaeder wiler em 22/09/2023
Código do texto: T7891498
Classificação de conteúdo: seguro