Sobre os problemas e seus propósitos.

Esta manhã, em meu curto trajeto de 400 metros até a parada de ônibus, um pequeno incômodo se manifestou entre a planta do meu pé esquerdo e o interior do meu sapato. Sempre me perturbei com a presença de corpos estranhos em meu corpo, seja um cisco no olho, uma espinha na garganta, cera no ouvido ou um nariz entupido. Contudo, a sensibilidade do meu tato para objetos pontiagudos é notável; qualquer toque intermitente me incomoda.

Parecia ser uma pedrinha, do tamanho de um grão de arroz, levemente lapidada e próxima de uma esfera. Antes de me livrar dela, decidi brincar de arremesso, movendo-a sob o meu pé, em sincronia com meus passos. Era como se a pedrinha zombasse dessa frequência.

Isso me fez pensar na expressão "pedra no sapato" e em seu significado pessoal. Todos têm suas próprias pedrinhas para chamar de suas. Então, me ocorreu que tudo na vida tem um propósito, inclusive uma pedra indesejável no sapato. Comecei a questionar sua existência e propósito, mas logo mudei para perguntas mais simples: como ela foi parar ali e qual era a pedra do meu sapato naquele dia? Qual seria a sua pedra, enquanto leitor?

Finalmente, encontrei o propósito da pedrinha: fazer uma lista das minhas "pedras no sapato" que impedem meus objetivos, removê-las e ser grato por isso. Agradeci à pedrinha, retirei-a do sapato, fiz um pequeno gesto de carinho e a liberei no asfalto.

Espero que ela possa saltar para outros sapatos e inspirar seus donos a refletir sobre o propósito de todas as coisas.

José Freire Pontes
Enviado por José Freire Pontes em 02/10/2023
Reeditado em 02/10/2023
Código do texto: T7899125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.