ESTOU APAIXONADO

A vida é mesmo um mistério, às vezes, planejamos uma coisa e nos aparece outra, sejam elas, surpresas agradáveis ou não, de uma forma ou de outra, o coração pulsa, pode ser pelo medo ou também por paixão.

Não tem coisa pior que você começar a ler um livro e não terminar, dá um sentimento de impotência, uma sensação de ressaca, algo parecido com um namoro mal resolvido e que nem deveria ter se iniciado. Eis que numa visita ao Sebinho, aqui em Brasília, meio que, acidentalmente, aparece em minha frente o livro Esaú e Jacó, achei a capa bonita, sempre quis lê-lo no passado, e comprei, mas durante o trajeto para casa me arrependo, tinha prometido a mim mesmo que não leria mais os clássicos, devido ao português de uma outra época, com palavras não mais usuais, frases com trechos e sentidos rebuscados e até incompreensíveis, deu uma vontade de retornar e devolver, mas o tempo era curto, outro compromisso me esperava.

Como é difícil ler algo cansativo, que lhe exige atenção, lhe cobra pesquisas e toma bastante o seu tempo, foi com esse pensamento que prometi ler só os livros mais modernos, contemporâneos, da minha época, me sentiria, com isso, mais atual e moderno, a par das coisas do meu tempo, achava que o que passou, passou, como se perdesse a sua importância, sua essência e sentido, ledo engano.

Já havia lido Machado de Assis numa outra época, em que o foco era outro: notas escolares, vestibular, e concursos públicos, tinha noção que o escritor era de qualidade e só, mas, agora, nesse momento em que a leitura só me proporciona prazer, ao ler Esaú e Jacó, me fascinei, na verdade, me apaixonei pelo rico enredo em que a estória é narrada, pela riqueza de detalhes em cada capítulo, em cada parágrafo, como escrevia bem o Machado, que escritor inteligente, brilhante e perspicaz.

Nem adianta me perguntarem o que se passa, qual o contexto ou assunto, não sou estraga prazeres, ou melhor, usando uma frase atual, "não darei spoilers," mas, para quem quiser, mesmo com uma dor imensa no coração, empresto, desde que, o felizardo, me retribua com o empréstimo de uma outra boa obra.

O título desse texto deveria ser Esaú e Jacó, mas, como um título de um livro do século passado seria, meio que, desdenhado, mudei para um tema mais chamativo, algo que se tornou minha mais nova paixão, e, assim, posso dizer com todas as letras como estou. Estou apaixonado.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 13/10/2023
Código do texto: T7907912
Classificação de conteúdo: seguro