Imperturbável

Minha avó foi a mulher mais elegante que eu já conheci pessoalmente. Ela estava sempre muito bem-vestida, desde que se levantava da cama até a hora de dormir, não importava o que fosse fazer ou o que estivesse fazendo, em qualquer dia da semana. Era bela naturalmente, sem nunca recorrer a adornos, adereços ou quaisquer recursos que já não fossem dela. Nem um batonzinho, nem um blush suave, nada. Sempre ignorou veementemente esses artifícios de maquiagem. Em sua vaidade, não permitia ser ou estar diferente daquilo que sempre fora ou estivera. Nem o acúmulo dos anos parecia perturbar isso. Mas os melanomas que surgiram em sequência, na testa, na orelha, no calcanhar, no nariz, nas costas e no pescoço, definitivamente perturbaram. As cirurgias deixavam cicatrizes profundas, às vezes extraindo porções do seu corpo – a parte arrancada do calcanhar prejudicou muito sua autonomia, ao ponto de servir de desculpa para que não fosse mais a lugar algum. A verdade é que, a partir de certo momento, em virtude das tantas deformidades, ela não permitiu mais que as pessoas a vissem, a não ser aqueles a quem o afeto era maior que a própria vaidade.

Mesmo depois de tantas cirurgias para remover os vários melanomas que surgiram nas mais diversas partes de seu corpo, veio a falecer aos noventa e oito anos, simplesmente por insuficiência cardíaca. Porém, havia deixado por escrito duas ordens enfáticas para quando chegasse a sua hora: a primeira, sobre a roupa com que deveriam vesti-la. E, de fato, estava impecavelmente trajada em seu dia derradeiro. E a outra, que de forma alguma usassem maquiagem em seu rosto – nunca antes havia sido em vida, não haveria então de ser após a morte.

Durante o seu velório, pela sua aparência, ninguém que não a conhecesse julgaria se tratar de uma senhora quase centenária. No entanto, os que conviveram com ela não puderam deixar de ficar completamente perplexos: todas aquelas cicatrizes, na testa, nariz e pescoço, simplesmente haviam sumido. Mais surpreendente ainda, a ponta da orelha esquerda, outrora amputada, estava lá, milagrosamente recomposta. E, se não por efeito de maquiagem, como aquilo era possível?

Particularmente não me interessou saber o que havia acontecido. O fato é que minha avó manteve elegância e beleza imperturbáveis até o fim.