CANTORES QUE FALTAM E FAZEM FALTA!

ELES FALTAM E FAZEM FALTA MESMO !!!

Nesta curta crônica meus amigos, quero dizer a vocês que agora a tarde ouvindo uma canção do George Harrison "This Song", me bateu uma vontade de falar dele um pouco, Uma estrela ofuscada por desentendimentos constantes de Paul e Jhon.

É mais uma lembrança de famosos como o George Harrison que faltam e fazem falta, a boa lembrança a grandes nomes da música e das artes em geral que não estão mais conosco e que fazem muita falta, eu quaro falar a respeito de uma figura gigante da história da música mundial: O George Harrison dentro e fora dos Beatles.

E eu quero dizer que em sua grande maioria os fãs dos Beatles assim como eu, têm algo em comum com a grande mídia, que é o fato de muitos devotarem as carreiras do John Lennon e do Paul McCartney uma atenção muito maior do que em relação ao George Harrison e ao Ringo Starr, e isso acontece também em relação às discografias.

George Harrison, sempre foi ofuscado pelo estrelismo do Paul MacCartney, a antipatia e a peitulância do Jhon Lennon que se achava o ditador e dono da banda, e ele era estrelista também, chato prá caramba, o pior de todos, com uma natureza péssima de se lidar.

Tanto a discografia do George Harrison quanto a do excelente baterista Ringo Star foram postas de lado, mesmo que em níveis diferentes. Aliás, muito pouca atenção foram dispensadas a eles. Quero dize o quão foram injustiçadas são as discografias do Ringo Starr e do George Harrison também.

O George até que recebeu um pouquinho mais de atenção que o seu amigo baterista, por conta de alguns álbuns por conta de seus trabalhos interessantes, e pelo menos um clássico incontestável, que é o “All Things Must Pass”, que originalmente é um LP triplo e foi lançado em 1970.

Essa coleção, cujo repertório apresenta um monte de canções belíssimas dele que foram rejeitadas pelo John Lennon e pelo Paul McCartney. Seria inveja?

E por ironia do destino, esse disco vendeu muito e foi evidentemente um tapa na cara da dupla estrelista e da emissora de mensagens pacifistas, vão dizer assim.

As músicas do George Harrison sempre demonstraram ares de sensibilidade, paz, e tranquilidade, um pouco de adoração a Deus, harmonia, melodia e ritmo, algo que sempre foi reconhecido como uma grife, aliás como sempre aconteceu com o Paul McCartney, por exemplo. Por isso mesmo, o George ele mantinha bem recompensados, vão dizer assim, alguns dos seus álbuns que chegaram a ser inclusive hits radiofônicos nos anos setenta. Eu mesmo, por exemplo na Radio Cruzeiro AM aqui em Salvador, já sabia o horário que "Give me Love "ia ser tocada, e já deixava o radinho no ponto.

Eu ouvi a primeira vez que eu ouvia algo da carreira solo do George Harrison, eu tinha uns treze anos, cara, e ouvia “Give Me Love”, “Give Me Peace on Earth” "Dark Horse" na rádio BBC de Londres todas as quintas feiras a partir das 19 horas em ondas curtas no meu Transglobe de 8 faixas da Philco, ótima programação do mineiro Miguel Carlos mineiro de Nova Lima, mas trabalhava na BBC que enviava uma programação para o Brasil logo após as badaladas o "Big Ben" e principalmente “My Sweet Lord”, duas canções que tocavam muito nas rádios daquela época, e principalmente na BBC de Londres. Eram momentos "Beatles".

Aliás, eram duas hora de programa para o Brasil, programação só Beatles e musicas solo dos seu integrantes, e leituras de cartas e atendendo pedidos dos ouvintes cativos assim como eu.

Tudo isso aconteceu exatamente em 1970, época que adolescente era adolescente. (sem comentários)

“My Sweet Lord” (Meu Doce Rei) menção a Jesus Cristo, e mostrou para o mundo que George Harrison não estava aqui para brincar. A faixa foi lançada em 27 de novembro de 1970 no álbum “All Things Must Pass” e foi um sucesso absoluto, sendo a primeira música solo de um Beatle a atingir o primeiro lugar nas paradas.

Tinha eu naquela época, 12 anos de idade, e já curtia os Beatles de montão, e outros astros, como o Eric Clapton, amigo maior de George Harrison até o fim da vida do ex-Beatle.

Algo triste que marcou a carreira do Harrison e dos fãs, foi em 30 de dezembro de 1999, George, que morava com sua esposa Olivia, acordou à noite com os barulhos de vidro se quebrando. Ao investigar, ele encontrou um invasor, Michael Abram, segurando uma faca. Com o confronto, Abram desferiu cerca de 40 facadas no ex-Beatle, chegando a atingir o pulmão de George.

Harrison morreu de câncer de pulmão em novembro de 2001 e deixou para nós apreciadores de musicas top hoje nesse "lodoçal" cheio de porcarias de musicas sertanejas insuportáveis, pagodes baianos cheios de refrões pornofônicos sem censura, funk, e outras porcarias.

Em outras palavras; Morre uma estrela top da musica brasileira estilo Raul, Erasmo, Rita Lee e outros, mas em seus lugares rapidinho surgem "borras" de lixos musicais e temos que ouvi-los forçosamente nas praias, bares, supermercados, pelas ruas e haja ouvido e cérebro.

Lamentável.....!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 03/11/2023
Código do texto: T7923253
Classificação de conteúdo: seguro