VANDALISMOS A COLETIVOS EM SALVADOR !

VANDALISMOS A COLETIVOS !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Vandalismo a ônibus coletivos cresce em Salvador e causa prejuízo às empresas e a população !

As ações radicais, praticadas por marginais infelizes que não deram para nada na vida, não prestam para nada, a não ser para perturbar cidadãos de bem e seus direitos de ir e vir, é uma forma de descontrole social, cujo os grandes culpados para mim, são os governos Municipais e Estaduais bons nos discursos e promessas, porém péssimos na prática, a exemplo do governador daqui da nossa Bahia. Tome-lhe comerciais e mais comerciais e nada aconteçe.

O governo do estado instituiu no seu comercial a seguinte afirmativa "BAHIA, TERRA DA LIBERDADE".

E é mesmo.

Por isso, esse tipo de classe anti-social cresce assustadoramente, sendo representada pela pior escória da sociedade, pelos próprios valores inerentes aos grupos sociais ligados uns nos outros.

E a sociedade organizada do bem, fica eternamente refém dessa corja.

O que leva essas pessoas a cometerem diversas modadalidades de crimes na nossa sociedade?

Pode ser por vingança, por paixão, por raiva, inveja, desprezo por necessidade financeira, por fraqueza, por intenção de obter vantagem econômica fácil sem fazer força, dentre vários outros motivos. Eu acho.

Por isso é tão difícil prevenir a prática de um crime, pois cada um tem as suas “razões” e é praticamente impossível agir nas peculiaridades e no íntimo de cada indivíduo.

Como por exemplo, o hábito de se incendiar ônibus coletivos, deixando a população em pavorosa e carência.

Isso sem falar no provável desemprego daquele motorista e cobrador. Pois, eles deverão ficar sobrando sem ter ônibus para rodar.

Atualmente no Brasil secção Bahia-Salvador, já virou hobbie marginais desafiarem a polícia local e tocarem pavor nos passageiros, motoristas e cobradores, em meio a palavrões, mandando-os descer, e em seguida tocam fogo no ônibus.

E o pior, que em decorrência desse incêndio, aí dança fiação elétrica que queima junto ao coletivo, dança internet e Tv por assinatura de quem paga caro pois a fiação já era e, fora as fachadas de imóveis que se estragam, com a "hipertermia" excesso de calor.

Aqui em Salvador já virou moda se incendiar coletivos e o governo do Estado incompetente do "pt" como sempre impotente não tem nenhuma novidade para nós, assim também como nosso país está entregue ao "rabudo" desde janeiro desse 2023.

Para esse governo nefasto, quanto mais meliancias e mentiras, melhor. E quem é que não sabe disso?

A polícia não pode prender ou matar traficantes, fazer uma incursão, ou errar o alvo, e pronto:

Lá se vai mais um coletivo queimado, centenas de desocupados e desocupadas queimando pneus, sofás velhos e outros

E a briosa PM, tem que assistir tudinho com paciência de "Jó". Depois não conseguem chegar até os culpados, não foi ninguém.

Essa é a grande Salvador, terrinha do tudo pode, local onde resido.

Se o meliante for preso, logo logo aparece um advogado do "cliente", audiência de custódia e o cara já está nas ruas aprontando de novo.

Aqui é permitido entrar pela traseira do coletivo sem pagar, se você for mole, não conseguirá saltar. Porque o invasor na oportunidade as vezes atrapalha você descer.

Aque em Salvador, pode se dirigir bêbado, falando ao celular, atropelar e fugir, e uma série de outros delitos inimagináveis, e a gente ainda paga por isso.

Salvador vive uma rotina de ônibus incendiados nesse ano 2023. Até quarta-feira passada (27), nove veículos foram alvos de ataques do tipo. O último deles foi no bairro de Paripe subúrbio ferroviário, quando criminosos armados queimaram um ônibus da linha Lapa x Base Naval, na Avenida São Luís.

Esses bichos, não tem nen noção das consequencias geradas pelas suas ações marginálicas. Olha um exemplo, marginais na noite de terça-feira passada (27), em Paripe, atearam fogo em um coletivo.

De novo, as chamas provocadas pelo ataque criminoso ao ônibus atingiram a rede elétrica da região. De acordo com a Neonergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço, 96% das casas já tiveram a energia elétrica reestabelecida.

O fogo atingiu a casa de uma idosa que não tinha nada a ver, precisou ser retirada as pressas por vizinhos, através de escada, pelo fundo do imóvel para não ser queimada ou asfixiada pela fumaça preta. E aí? como ficamos?

Ainda de acordo com o sindicato, os atos de vandalismo, que costumam ser mais frequentes nos ônibus da capital baiana, são as quebra de vidros de várias partes do coletivo. Já o dano com maior custo de reparo é o incêndio de ônibus, visto que um coletivo novo custa mais de R$ 750 mil.

Os atos prejudicam a população que sente a ausência dos coletivos quando ficam fora de operação para serem consertados. De acordo com o levantamento da Semob,entre janeiro e junho de 2023, foi necessário gastar 256 horas para reparar os coletivos, o que equivale a 11 dias. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o tempo foi de 201 horas, representando um aumento de 31% no tempo para a manutenção dos coletivos.

Interessante é que também na semana passada, um ônibus foi atacado na tarde de segunda-feira, 20, no bairro de São Cristóvão, em Salvador. Segundo funcionários da empresa Costa Verde, responsável pelo coletivo, foi o 2º ataque do dia.

Teve uma câmera pública que registrou o momento em que o ônibus estava parado no meio da rua e algumas pessoas estavam em volta dele, segurando pedaços de madeira. Uma delas quebrou várias janelas do coletivo.

Ainda segundo informações dos funcionários da empresa, possivelmente os atos de vandalismo foram realizados por vendedores de balas, mas ainda não há detalhes sobre a motivação. Os motoristas dos dois ônibus que sofreram ataques foram prestar queixa na delegacia.

Já passou da hora de se banir dos coletivos esses vendedores chatos e gritantes tirando a paz e o sossego da gente.

A prefeitura parece que perdeu a moral....

Você turista, que já gosta de ficar com cara de bobo com celulares nas mãos ou câmeras no meio da rua, e está pensando em curtir Salvador ou a Ilha Itaparica nesse final de ano, tomem muito cuidado viu? Quem avisa amigo é !!

Enquanto a nossa briosa Polícia Militar se arrisca trabalhando e prendendo esses marginais para tentar manter a nossa segurança, a justiça paradoxalmente trabalha contra a população botando essa corja de novo nas ruas.

Vai-se lá entender !!!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 03/11/2023
Código do texto: T7923305
Classificação de conteúdo: seguro