Cheiro de café provoca dores nas costas?

Que cheiro gostoso é esse de café me vem da cozinha? Ah! Que aroma poderoso, meu Deus? Mas não vou lá, a dor não deixa.

Para quem gosta, uma xícara de um bom café pela manhã é um momento, único, de puro êxtase, um verdadeiro manjar dos deuses se torna esse poderoso líquido negro.

O forte cheiro desse bom café matinal me provoca de uma forma sublime e ao mesmo tempo agressiva, invade minhas narinas e vai até o cérebro atiçar meus neurônios, bagunçando minha mente, me trazendo alívios e me lembrando dores.

Eu até gostaria de ir lá, abrir a garrafa, entorná-la e já delirar apenas ao ver a pequena cascata esfumaçante de ouro negro descendo, escorrendo de encontro à xícara. Gostaria mesmo de ir lá, mas não posso, uma dor lombar me consome, se eu me levantar dessa cama, a dor vai atrás, igualzinho ao cheiro de café que vem a mim, que tortura.

Outro dia, um amigo, que é evangélico, me disse que eu não poderia, que tomar café seria um pecado - na religião dele o café é como se fosse uma droga - porque vicia. Mas é cada uma que me inventam esses pastores, o que mais tem no mundo é coisa viciante e nem tudo que vicia é droga, tem tanta coisa pior por aí, vai condenar logo o meu cafezinho? Que seja o meu ópio.

Deve ser o café o culpado, o grande causador dessas minhas dores nas costas, porque, se fico aqui, deitado, não sinto nada, mas, quando não suporto mais de desejo e vou lá na cozinha em direção à garrafa, sinto na hora uma dor terrível, e vivo assim, nesse paradoxo, entre a dor e o sabor.

GILMAR SANTANA
Enviado por GILMAR SANTANA em 12/11/2023
Reeditado em 12/11/2023
Código do texto: T7930255
Classificação de conteúdo: seguro