Nogueira

20/06/2020

No supermercado de agressivo marketing , onipresente nos bairros do Rio, Nogueira ia às compras. A pandemia não lhe retirou o antigo hábito de frequentar os estabelecimentos do gênero, sempre à cata de algo. Com menos frequência, é verdade, pois era cauteloso.

Segundo os ociosos, a estranha mania era apenas para sair de casa, pois sua mulher, braba por natureza, vivia com a cara em fogo e os olhos esbugalhados cuspindo marimbondos ao menor indício de algo que lhe desagradava, que, diga-se, quase tudo, na ótica dos maledicentes.

Devidamente aparamentado, ia ele estoico rumo ao setor das batatas. Desviou de uma senhora que desfilava despreocupadamente com seu carrinho, próximo ao setor de higiene e de um casal jovem que estava em dúvida se levava Pringles ou MM´s para assistir a uma série mais tarde; acabaram levando as duas coisas. Cumpridas as trivialidades, tomou o carrinho e velozmente rasgou o corredor central rumo ao setor que mais lhe interessava. Depois de atravessar a maré humana de rostos mascarados, esquivando-se aqui e ali, aportou na adega de vinhos.

Na adega, sua alma vibrou de alegria. Os olhos percorriam cada centímetro com grande entusiasmo. A boca salivava torrencialmente, clamando por experimentar uma daquelas preciosidades. Sentia o aroma entrando em suas narinas e, mentalmente, ia respondendo a que casta de uva se referia uma ou outra, como num exercício de enologia. Pegava cada garrafa carinhosamente e lhe aplicava um pequeno gesto terno. É que, a pretexto de tirar dela a poeira, aplicava-lhe um afago, uma carícia. A certa altura, encontrara um raríssimo Barolo, uma verdadeira joia.

Nogueira, garrafa após garrafa, repetia carinhosamente a prática ao colocar no carrinho de compras, até que, de súbito, foi interrompido. Um pensamento nefasto abruptamente fizera minguar seu momento de êxtase. Era a Moral, essa erva daninha que brota nos lugares e instantes mais indesejados.

“As batatas, Nogueira, eram só um pretexto?” – interrogara a Moral. Ele, cabisbaixo, respondeu afirmativamente, reconhecendo que, seduzido por uma vontade inexorável, resolveu sair de casa apenas para comprar vinho, sob o falso argumento de outros itens eram necessários. Em seguida, imaginou o pior: e se por causa disso...se, ao encostar em uma das graciosas garrafas, ele tivesse sido... se, ao passar levemente a mão para fazer a carícia...O desespero tomou de assalto Nogueira. Um turbilhão se instalara em sua mente e, no instante de desvario, viu-se diante do próprio Senhor, agora numa espécie de Tribunal Divino.

Durante o julgamento de tudo o que fizera na vida, Nogueira só pensava esclarecer uma dúvida: fora realmente naquele fatídico dia do mercado que contraiu a doença? Deus respondeu afirmativamente e acrescentou: Seu maior fraco, Nogueira, fê-lo fenecer.

-Mas, Senhor, a bebida, longe de ser antibíblica, é cientificamente recomendada em razão dos seus benefícios à saúde.

- Há controvérsias sobre esse fundamento bíblico, não há uma linha em que autorize ou recomende o consumo exacerbado. Além disso, a tal recomendação refere-se a comedidas doses, e não ao consumo descomedido. Lembra-se do acesso de Noé, que rasgando as vestes, expôs sua nudez? Então, não é bem assim, meu caro.

-Bem, o Senhor não sabe como eu me arrependo. Se eu pudesse voltar no tempo...

- Agora é tarde. Temos contas a acertar. Se não tivesse escolhido aquela garrafa de Barolo sua vida tinha tomado outro rumo. Sabe a Cris, aquela menina da escola por quem nutria uma paixão avassaladora? Estou lendo aqui no meu relatório que ela iria ficar viúva em 3 meses e que vocês, decorridos 1 ano da viuvez, casualmente se encontrariam num, pasme, mercado. No caso do marido dela, o fraco era outro, era a carne.

-Ah, Senhor... Que fui fazer da minha vida, lamentava-se com olhares de súplica.

-Pois é. Sei que não aguentava mais sua mulher, que realmente era uma personificação do meu inimigo na terra.

-Meu Deus...

_ Não adianta me chamar. Você é responsável por suas ações.

Nesse instante ressoa o jingle nas caixas de som do mercado. A voz aveludada do locutor anuncia uma promoção relâmpago no setor de frios. Nogueira, que estava com a pupila desvairada, a pálpebra trêmula, o peito ofegante, em virtude da revelação assombrosa, respirou aliviado por ainda estar ali, vivinho da silva. Olhou para seu carrinho, que naquele instante, tinha cinco garrafas selecionadas a dedo.

Depois da lição que acabara de receber não teve a menor dúvida do que fazer: pôs o Barolo de volta na prateleira.

Guilherme Lino
Enviado por Guilherme Lino em 13/11/2023
Reeditado em 13/11/2023
Código do texto: T7930943
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.