Fruto

Durante o jantar, a mais nova interrompeu o momento com um inacreditável lampejo poético. À mesa, exigiu o silêncio que tipicamente precede as grandes apresentações e declamou com o dedo indicador em riste:

"Ser não é ter,

Ser é viver..."

Apenas isso.

Apesar do desejo dos ouvintes, a improvisada poetisa mirim parou repentinamente, não dando continuidade à declamação. É que a apresentação, contrariando a vontade dos espectadores, havia findado. Todos à mesa gargalharam por causa da quebra de expectativa, inclusive, a pequena artista.

Não chega a ser uma quadrinha, porque esta exige quatro versos. Para alguns, também não chega a ser exatamente uma estrofe por causa da incompletude. São dois pequenos versos que poderiam compor uma estrofe. Eram apenas dois singelos versos, que, isoladamente, para os mais avançados nas letras não significariam nada.

De qualquer forma, creio que alguma coisa está florescendo...

Não me refiro especificamente a um suposto talento às letras. Não, não se trata disso, até porque não existe nada de extraordinário no verso singelo, que está longe de ser um dodecassílabo parnasiano (alexandrino) com rimas ricas. Talvez tenha sido fruto de um mero devaneio interpretativo, desses surgidos subitamente após uma centelha artística. Ou então algo fruto de uma coisa mais íntima, talvez relacionada com o âmago.

Digo este último "talvez" porque no conteúdo do verso é possível extrair um sentido que, embora simplíssimo, nos revela o que a autora (perdão pela presunção) entende por SER. Sem querer acaba dando um sentido ontológico ao verso, ao associar a existência (ser) à vida frugal (natural), livre de penduricalhos supérfluos, típico do consumo excessivo a que diariamente estamos submetidos.

Bom, é claro que tudo o que foi dito não passa de uma quimera paterna. Algo a que me dou direito, pois afinal sou o pai da precoce autora (novamente, perdoe-me eventual leitor).

Talvez eu tenha exagerado na análise do verso, se é que assim podemos chamá-lo. Mas, uma coisa é certa, o fruto de certa forma está surgindo.

Guilherme Lino
Enviado por Guilherme Lino em 14/11/2023
Reeditado em 14/11/2023
Código do texto: T7931541
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.