TROFÉU JAMAICA

Em 12 de novembro de 2023 eu participei de uma prova de Mountain Bike, denominada 2º Bike_Fest . 2023 dos Amigos, na cidade histórica mineira de Sabará.

O sol estava escaldante, acima dos 35ºC, às 9:10, momento da largada.

No meio de uma subida longa e íngreme, passei pelo Welder Jader, vulgo Jamaica, instiguei-o a aumentar o ritmo e continuei na minha tocada.

Vez por outra percebia que ele estava sempre por perto, logo atrás de mim.

No Km 12 da prova constatei que o meu pneu traseiro esvaziara, mas procurei não parar para “não perder tempo na prova”.

No Km 14 não teve jeito, tive que parar.

O Jamaica parou também, para me prestar apoio. Momento em que eu perguntei a ele se não estava competindo. Respondeu-me que competia com ele mesmo e que não estava passando muito bem, devido a desconforto que sempre o acomete nos primeiros quilômetros de uma prova.

Pneu medianamente inflado e retornamos à competição.

Naturalmente vários competidores nos ultrapassaram, inclusive aquele que viera a ser o campeão na mesma faixa etária que eu.

Fui percebendo o pneu esvaziando novamente e dois quilômetros adiante passou pela minha mente desistir da prova.

Abnegado, o Jamaica me ofereceu a própria bike para eu continuar a “buscar” o podium, uma vez que ele já estava fora do páreo em sua categoria.

Trocamos a plaquinha de identificação do competidor, deixei a minha bike tamanho 19”, “acomodei-me” em sua bike 15,5” e retomei acelerado para cumprir os 22 quilômetros restantes pelas estradas sinuosas da nossa querida Minas Gerais.

Embora estivesse energizado e bastante envolvido no espírito da competição, já não considerava a minha classificação para o podium.

Ao chegar fui informado que havia sido o segundo colocado.

A despeito dessa informação, não estava acreditando. Afinal, perdi tempo considerável em todo o processo já descrito.

Veio a cerimônia de premiação e a minha colocação foi ratificada: 2º colocado na categoria.

Tão feliz quanto eu, estava o Jamaica que esperava ter a sua abnegação e o seu envolvimento coroados com a minha subida ao podium.

Gratidão, amigo Jamaica! Graças a você, eu pude acrescentar mais um troféu em minha modesta galeria: “Troféu Jamaica”.

Esse 12 de novembro de 2023, vai ficar gravado para sempre em minha memória!

Parabéns, nobre amigo! O mundo esportivo e a humanidade carece de pessoas exemplares, como você.

Rafael Arcângelo
Enviado por Rafael Arcângelo em 14/11/2023
Reeditado em 17/11/2023
Código do texto: T7932021
Classificação de conteúdo: seguro